Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biodiversidade > Biodiversidade Aquática > Zona Costeira e Marinha > Campanhas de Conservação da Biodiversidade Marinha
Início do conteúdo da página

Campanhas de Conservação da Biodiversidade Marinha

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES RECIFAIS

 

recifes corais1
 
  As áreas com recifes de coral atraem grande número de pessoas, tanto pela sua beleza natural quanto por estarem localizados em regiões turísticas. As visitas e o incentivo ao turismo local geram empregos e outras fontes de renda para a comunidade local. Informar a população sobre como visitar um ambiente sem gerar impactos, se constitui em um dos pilares do turismo responsável. 
 
  A campanha Conduta Consciente em Ambientes Recifais informa aos turistas e aos usuários de unidades de conservação e de ambientes com ocorrência de recifes de coral sobre a importância da conservação dessas áreas. A ideia é incentivar práticas responsáveis durante atividades recreativas e de lazer. Além disso, a campanha pretende informar guias de turismo e agentes ambientais, nos estados e municípios, sobre o turismo responsável em ambientes sensíveis como os recifais.

 
    Desenvolvida em 2001, pela Secretaria de Biodiversidade, e atualizada em 2018, em parceria com o Projeto TerraMar, uma cooperação entre MMA/ICMBio e GIZ, a campanha conta com materiais de divulgação, como cartazes e um manual com informações sobre os recifes de coral, que podem ser acessados abaixo:
                 
 cartaz conduta consciente recifes1 Atualizado  cartaz conduta consciente recifes2 atualizado  capa manual conduta consciente recifes
                      CARTAZ                                                 CARTAZ                                  MANUAL PARA MULTIPLICADORES 
 
CONDUTA CONSCIENTE EM PRAIAS
 
praia05 lixo
 
   A campanha Conduta Consciente em Praias informa aos frequentadores de praias sobre a importância da conservação dos ecossistemas associados a elas. A ideia da ação é incentivar práticas responsáveis durante atividades recreativas e de lazer em praias.
 
   Desenvolvida em 2010, pela Secretaria de Biodiversidade e pelo Projeto Bandeira Azul, e atualizada em 2018, em parceria com o Projeto TerraMar, uma cooperação entre MMA/ICMBio e GIZ,  a campanha tem material de divulgação, folder e cartaz, que podem ser acessados abaixo: 
 
 
 cartaz conduta consciente praias1 atualizado   capa folder praias1
                                  CARTAZ                                                         FOLDER
 
 
 MATERIAIS PARA IMPRESSÃO
 
capa folder praias1
    capa conduta consciente    
       CARTAZ PARA IMPRESSÃO                      MANUAL PARA IMPRESSÃO
              (para impressão)
 
  conduta consciente folder praias imagem apresentacao  condulta Consciente
     APRESENTAÇÃO DO FOLDER                                 FOLDER 
 
Reprodução de materiais 
 
Qualquer órgão ou instituição pública ou privada interessada em reproduzir os materiais, deverá encaminhar, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), uma mensagem para a Secretaria de Biodiversidade do MMA indicando a justificativa e o plano de distribuição.
Após análise, será encaminhado ao solicitante o termo de adesão da instituição à campanha, que deverá ser assinado e devolvido ao MMA.
 
 
Fim do conteúdo da página