III Conferência

Apresentação

 

III CNMA - 07 a 10 de Maio de 2008
Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza o País para a realização da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 7 a 10 de maio de 2008, em Brasília. Esta edição tem o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. O tema, que até então estava restrito à comunidade científica e governos, ganhou as ruas após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atualmente, o mundo inteiro se debruça na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global.

No Brasil, ao promover a III CNMA, o MMA espera contribuir para esta discussão, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema e identificar soluções para sua mitigação e adaptação. As deliberações da III CNMA serão, ainda, uma importante contribuição para a Plano Nacional de Mudança do Clima, que está sendo elaborado pelo governo brasileiro.

Com o lema "Vamos cuidar do Brasil", a CNMA faz novamente um convite para que a sociedade brasileira - governos, empresários e sociedade civil - se engaje nesse processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.

Além disso, a CNMA é num importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.

Como participar


Um amplo processo de conferências nos estados resultarão em uma plenária nacional, prevista para acontecer de 07 a 10 de maio de 2008, em Brasília. 
Até a primeira quinzena de abril foram realizadas as Conferências Estaduais do Meio Ambiente, coordenadas pelos governos locais e pelo MMA, por meio do Ibama nos estados, em parceria com diversas instituições que compõem a Comissão Organizadora Estadual (COE). Elas têm a prerrogativa de eleger os delegados que participarão da plenária nacional. Esta etapa final não é aberta ao público em geral. Participam apenas os delegados eleitos dos estados e delegados natos.

Público-alvo


- Órgãos governamentais (especialmente aqueles cuja atuação institucional abranjam áreas relacionadas ao meio ambiente);

- Organizações não-governamentais;

- Estudantes de escolas públicas e privadas;

- Os diversos setores econômicos;

- Formadores de opinião (jornalistas, lideranças de entidades civis, autoridades governamentais, lideranças estudantis, professores, representantes do legislativo, etc.)

- Sociedade em geral