Indicadores A3P

Monitorar e avaliar - elementos essenciais para o aperfeiçoamento de qualquer ação. Desde 2010, a avaliação da A3P baseia-se em um Relatório de Monitoramento, elaborado anualmente pelos parceiros e que tem por referência o Plano de Trabalho. Antes de 2010, a avaliação não era obrigatória e consistia, basicamente, no envio, pelos parceiros, de um relatório das ações desenvolvidas.

O relatório de monitoramento é um dos mecanismos que a A3P possui para analisar o desempenho dos parceiros. Ao longo do ano, questionários de monitoramento como o de Resíduos Sólidos e Contratações Sustentáveis foram enviados aos parceiros formais para que fossem diagnosticadas quais são as dificuldades e as boas práticas no assunto.

1. Relatórios Elaborados a partir do Plano de Trabalho

Esses relatórios eram elaborados - de forma voluntária - pelos parceiros da A3P que aderiram ao Programa antes de 2010, eram preenchidos a partir das ações constantes no Plano de Trabalho, não havendo nenhum modelo ou metodologia específica para isso. Cada instituição adotava um modelo próprio para relatar as iniciativas implementadas. Via de regra, não havia no escopo do relatório dados quantitativos sobre os resultados alcançados, nem indicadores sobre o processo de implementação da ação.

2. Relatórios de Monitoramento (obrigatórios desde 2010)

A partir de 2010, quando a entrega dos Relatórios de Monitoramento passou a ser obrigatória, constatou-se que, embora a existência do caráter de obrigatoriedade incluso no Termo de Adesão, a maioria dos parceiros não os envia. Isso inviabiliza à A3P divulgar as boas práticas e auxiliar as instituições nas áreas em que se identificam maiores dificuldades. Além disso, os relatórios enviados são analisados e consolidados pela A3P de forma a apoiar os parceiros na implementação de suas ações empenhadas. Esses relatórios também auxiliam a equipe da A3P a diagnosticar as áreas nas quais é necessário um trabalho mais intenso.

3. Monitoramentos Temáticos

A partir do ano de 2012, com o intuito de aperfeiçoar os resultados alcançados com a implementação da A3P, a equipe da Agenda passou a realizar monitoramentos específicos sobre os temas constantes dos Eixos Temáticos da A3P. Foram realizados os monitoramentos sobre o tema Gestão de Resíduos Sólidos e sobre as Licitações Sustentáveis.

Os monitoramentos temáticos são realizados a partir de um questionário próprio, as informações são compiladas e um ranking é elaborado, por meio de uma gradação de nota aferida em cada categoria. O ranking dos que participam desses monitoramentos são enviados para os participantes de forma a subsidiá-los sobre a implantação de suas ações em cada eixo. 

4. Indicadores da A3P

Com o intuito de apoiar os parceiros na implementação das ações e avaliação dos resultados alcançados, foi elaborado um conjunto de indicadores quantitativos e qualitativos. Esses indicadores foram desenvolvidos a partir dos cinco eixos da A3P: 

• Uso racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos;

 Gestão adequada dos Resíduos Gerados;

• Contratações Sustentáveis;

• Qualidade de Vida no Trabalho;

• Sensibilização e Capacitação.

Esses indicadores servem de subsídio para a instituição elaborar uma série histórica de consumo e permite que metas sejam traçadas para o uso racional dos recursos. Com base nesses indicadores é possível diagnosticar itens que necessitam de melhoria, passíveis de ações corretivas. A tabela de indicadores é apenas um mecanismo de auxílio e não contêm todos os indicadores existentes.

Os indicadores servem como ponto de partida para vários parceiros elaborarem o plano de gestão socioambiental de sua instituição. A lista pode ser aprimorada, e cada parceiro pode acrescentar outros indicadores que achar pertinente à sua realidade, traçando ações nas áreas mais relevantes em seus órgãos. Há ações de curto, médio e longo prazo a serem implantadas dependendo da situação de cada instituição.

Os indicadores são divididos em categorias: os comuns e os especiais. Os comuns são relativos a dados brutos, a informação em si. Já os especiais envolvem outros dados e cálculos, além de informações que são consideradas essenciais para verificação da sustentabilidade da instituição.

 Indicadores de desempenho da A3P

 Download da planilha com os indicadores

5. Criação do Sistema A3P e perspectivas para 2013

Encontra-se em fase de desenvolvimento um sistema online para avaliação dos resultados alcançados com a implementação da A3P. Esse sistema tem como referencial os indicadores da A3P e facilitará a sistematização dos dados, a elaboração do relatório de monitoramento e o envio pelos parceiros da A3P. 

O sistema armazenará os dados inseridos e permitirá que estes sejam comparados em uma série histórica. Servirá como mais um mecanismo de contato entre a equipe da A3P e os parceiros. 

O sistema permitirá também a inserção de comentários e observações. Além do sistema de monitoramento, encontra-se também em criação o Banco de Boas práticas da A3P, que servirá de auxílio e inspiração para cada parceiro escolher formas de melhorar e aprimorar seu desempenho em cada um dos eixos temáticos da agenda.

Monitoramento da A3P no MMA/2012

linha verde 02b