Monitoramento
Segundo a alínea "c" do parágrafo 71 da Decisão 1/CP. 16, Conferência das Partes de Cancun, solicita que seja, entre outros aspectos, desenvolvido um sistema nacional, robusto e transparente para monitoramento de atividades de REDD+, o que envolve também o monitoramento e comunicação de resultados em nível subnacional.
O Brasil estabeleceu seu sistema de monitoramento por meio do Programa da Floresta Amazônia Brasileira por Satélite - Prodes, que provê o dado anual da taxa de desmatamento na Amazônia Legal desde 1988. O sistema é gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, que é responsável pela aquisição do conjunto de imagens e seu processamento para a obtenção do dado.
Atualmente está em andamento também o Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros por Satélite - PMDBBS, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. O programa fornece dado de incremento do desmatamento nos biomas, com base em base de imagens do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - Probio.
Publicado em
Monitoramento