Desde junho de 2010 o Ministério do Meio Ambiente coordena o debate em torno das negociações para a criação de uma Estratégia Nacional de REDD+ (EREDD). Em julho de 2011 se iniciaram os trabalhos do Grupo de Trabalho Interministerial sobre REDD+ (GT REDD), que teve por foco construir uma visão compartilhada no governo federal sobre o tema REDD+ e o instrumento "estratégia nacional de REDD+" como parte da Política Nacional da Mudança do Clima. O grupo foi coordenado pelo MMA e sua composição contou com Casa Civil e SAE, MAPA, MCTI, MF, Funai, MMA, SFB, MRE, MDA e MPOG. Durante o ano de 2011 foram realizadas oito reuniões, o que resultou em um texto preliminar discutido pelo GT.
Durante 2012 se realizaram três reuniões, que buscaram não só a construção de texto como a pactuação em nível técnico de aspectos fundamentais da estratégia. No mês de agosto deste ano foram realizadas reuniões bilaterais técnicas com representantes dos ministérios integrantes do GT REDD. Desta etapa, contribuições foram sintetizadas como apontamentos para a etapa de reuniões de alto nível – segue anexa. A etapa de bilaterais de caráter político, subsequente, buscou pactuação de pontos em nível de secretário destes ministérios, processo no qual se alinharam diretrizes para o conteúdo em elaboração da EREDD.
Em paralelo ao processo de reuniões bilaterais com ministérios, foi conduzido o processo de Força Tarefa com os Estados Amazônicos sobre REDD+. Coordenado por Casa Civil e com participação de MMA, MF, MCTI, MRE e MPOG, o processo teve por objetivo o encaminhamento de pontos relacionados ao aperfeiçoamento do Fundo Amazônia. No segundo semestre de 2012, o Secretário de Mudança do Clima e Qualidade Ambiental do MMA Carlos Augusto Klink recebeu representantes da sociedade civil, que trouxeram documento de contribuições às discussões sobre a EREDD.
A partir desta concertação e do diálogo com estados, o GT REDD voltou a se reunir em novembro de 2012 e o texto da EREDD foi encaminhado para avaliação pelos membros do GT durante janeiro de 2013. Assim, o ano de 2013 se iniciou com uma rodada de avaliação do conteúdo da estratégia, resultando em nova incorporação de contribuições, comentários e respectivas respostas, conforme tabela anexa, discutidos em reunião do grupo no final do mês de fevereiro. As contribuições colhidas durante a reunião permitiram elaborar a versão apresentada pelo GT de REDD+ na reunião do Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (GEx) de 28 de fevereiro.
Após a reunião do GEx de 28 de fevereiro, a equipe do MMA recebeu ainda novas contribuições, consideradas em nova versão, apresentada em reunião do GEx em abril de 2013. Foi deliberado que o texto segue então para decisão sobre seu conteúdo no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM).