Proecotur / Componentes / Ecoturismo nos Estados / Pólos de ecoturismo / Fotos



PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO
NA AMAZÔNIA LEGAL - PROECOTUR

Concebido com a finalidade de fomentar diretrizes para o ecoturismo na Amazônia, o PROECOTUR atua no sentido de maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais dessa atividade. Gerar alternativas para as atividades degradadoras do meio ambiente, criar empregos, renda e oportunidades de negócios de natureza sustentável, são objetivos do Programa.

A meta do programa é viabilizar o desenvolvimento do ecoturismo na Região Amazônica Brasileira, estabelecendo a base de investimentos públicos necessários para a atração de investidores privados. O propósito é estabelecer uma estrutura adequada e implementar as condições necessárias, incluindo os investimentos requeridos, que possibilitarão aos nove estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) se preparar para administrar suas áreas selecionadas para o ecoturismo de forma responsável e adequada, com planejamento, assistência técnica e capacitação.

O PROECOTUR tem como objetivos específicos: proteger os atrativos ecoturísticos; implementar infra-estrutura básica de serviços; criar ambiente de estabilidade; avaliar o mercado nacional e internacional; propor base normativa; capacitar recursos humanos; estimular a utilização de tecnologias apropriadas; valorizar as culturas locais e contribuir para a conservação da biodiversidade.

Descrição do Programa

O PROECOTUR é essencialmente um programa estruturante, dividido em duas fases: a fase de pré-investimentos, que vai até 2003, e a fase de investimentos. A atual fase tem como objetivo suprir os pré-requisitos essenciais para a implantação com sucesso de uma segunda fase.

Estes pré-requisitos envolvem um planejamento cuidadoso nas áreas de ecoturismo selecionadas, avaliação da demanda do mercado, estabelecimento de uma base normativa, treinamentos básicos necessários, assistência técnica e investimentos necessários nos locais priorizados.

Simultaneamente, esta fase do PROECOTUR irá indicar os principais elementos para a segunda fase do programa, baseado nos resultados a serem obtidos nos planos de estudos que estão sendo elaborados em diferentes níveis (Amazônia, estados e pólos), e na preparação dos projetos de investimentos públicos requeridos nas localidades selecionadas da região.

Ecot

Página Principal / Solicite a Cartilha do Proecotur: proecotur@mma.gov.br