O que é o CONAMA
    Quem é quem                   (+)
    Resoluções e outros atos
    Legislação ambiental
    Procedimentos e Formulários
    Reuniões plenárias
    CIPAM
    Câmaras técnicas e GTs
    Câmara Especial Recursal
    Processos                        (+)
    Calendário de reuniões
    Eventos especiais
    CNEA
    Como navegar no sítio
   
    Responsável pelo conteúdo: conama@mma.gov.br

Boletins quinzenais

 
 
6ª Reunião do CIPAM
       Foi aprovada nesta quinta-feira (10/07) pelo Comitê de Integração de Políticas Ambientais, a admissibilidade da proposta de resolução Conama que estabelece critérios para o manejo de espécies de fauna em aeroportos e no seu entorno. A medida segue agora para as câmaras técnicas de controle ambiental e de biodiversidade. A resolução, que tramita em regime de urgência,  vai ajudar a reduzir a incidências de colisões entre aviões e aves ou animais em terra.
        A expectativa dos conselheiros é que o tramite pelas câmaras técnicas será celere, já que a resolução conta com pareceres favoráveis do Ibama e ICMBio. Raimundo Desdará, membro do comitê e representante do MMA no Conama, acredita que a resolução estará pronta para ir à plenária na próxima reunião ordinária, em agosto. Para o representante do Ministério da Defesa, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cezar Garcia Brandão, o incremento do tráfego aéreo no país justifica a urgência da medida, pois aumenta o risco de acidentes nas operações nos aeroportos e pistas de pouso.
        Junto com a resolução do Conselho, o governo prepara um decreto voltado para a gestão aeroportuária e cuidados  com a área de entorno das pistas. As medidas devem definir responsabilidades e medidas para melhorar a segurança operacional nos pousos e decolagens.
 


Voltar