O que é o CONAMA
    Quem é quem                   (+)
    Resoluções e outros atos
    Legislação ambiental
    Procedimentos e Formulários
    Reuniões plenárias
    CIPAM
    Câmaras técnicas e GTs
    Câmara Especial Recursal
    Processos                        (+)
    Calendário de reuniões
    Eventos especiais
    CNEA
    Como navegar no sítio
   
    Responsável pelo conteúdo: conama@mma.gov.br

Boletins quinzenais

 
 
Fiscalização combate captura ilegal durante o defeso do pescado no Pará

11 espécies de peixe estão com pesca proibida até 31 de março deste ano. Malhadeiras foram apreendidas durante ação de fiscalização.

Os municípios de Tucuruí, no sudeste do Pará, e Santarém, localizado no oeste paraense, foram os primeiros alvos da fiscalização que combate a captura ilegal de 11 espécies de peixe que estão em período de defeso.

Durante a ação de equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nas bacias Amazônica e do Tocantins foram apreendidas "malhadeiras", principal equipamento utilizado em época de proteção à reprodução das espécies, porém, os donos não foram encontrados. “É permitida apenas a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Qualquer outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, orienta Moema de Jesus, zootecnista da Sema.

As espécies pirapitinga, curimatá, mapará, aracu, pacu, jatuarana, fura calça e branquinha estão em período de defeso na bacia do rio Tocantins e Gurupi até 28 de fevereiro. Na bacia amazônica a proibição da captura ilegal segue até 15 de março, e na ilha do Marajó até 30 de abril. Na bacia do rio Tocantins, a pesca do pirarucu está impedida até 31 de março e na bacia amazônica, além do pirarucu, o tambaqui e o acari também estão no período de defeso até o final de março.

De acordo com a Sema, as fiscalizações continuam até o fim dos períodos de proteção das espécies pesqueiras e atendem a normas do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Veículo: Globo.com
Data: 14/01/2014
Tema: Ministério do Meio Ambiente


Voltar