O que é o CONAMA
    Quem é quem                   (+)
    Resoluções e outros atos
    Legislação ambiental
    Procedimentos e Formulários
    Reuniões plenárias
    CIPAM
    Câmaras técnicas e GTs
    Câmara Especial Recursal
    Processos                        (+)
    Calendário de reuniões
    Eventos especiais
    CNEA
    Como navegar no sítio
   
    Responsável pelo conteúdo: conama@mma.gov.br

Boletins quinzenais

 
 
Macuco, RJ, recebe ministra do Meio Ambiente nesta quinta-feira

 

 

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural será lançado na região. Secretários estaduais de Agricultura e Ambiente também estarão na cidade.

Do G1 Região Serrana

Os secretários estaduais de Agricultura, Christino Áureo, e do Ambiente, Carlos Minc participam nesta quinta-feira (31), às 12h, do lançamento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), pela ministra do
Meio Ambiente Izabella Teixeira, no Parque de Exposições de Macuco, Região Serrana do Rio.

O Sicar é parte integrante do processo de implantação da Lei 12.651/2012, que institui normas gerais para a proteção da vegetação, áreas de preservação permanente e de reserva legal e a exploração florestal, entre outras. A solenidade acontece durante a realização do IX Rio Leite Serrana, promovido pela secretaria estadual de Agricultura, através da Emater-Rio.

A lei fomenta a regularização ambiental dos imóveis rurais, incentivando a recuperação das áreas ambientalmente mais relevantes, concedendo segurança jurídica ao proprietário/posseiro para que possa continuar exercendo suas atividades econômicas nas áreas consolidadas.

Na avaliação do secretário Christino Áureo, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa Rio Rural no estado já está em consonância com os parâmetros adotados pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR).

"Através do Plano Individual de Desenvolvimento (PID), cada produtor rural passa a adotar práticas de
Produção Sustentável e preservação ambiental, iniciando o processo de adequação de sua propriedade. O PID e o CAR são ferramentas que se complementam, possibilitando alavancar os resultados desse levantamento em curto prazo", prevê Christino.

Fonte: GLOBO.COM

2013-10-31

IZABELLA TEIXEIRA


Voltar