O que é o CONAMA
    Quem é quem                   (+)
    Resoluções e outros atos
    Legislação ambiental
    Procedimentos e Formulários
    Reuniões plenárias
    CIPAM
    Câmaras técnicas e GTs
    Câmara Especial Recursal
    Processos                        (+)
    Calendário de reuniões
    Eventos especiais
    CNEA
    Como navegar no sítio
   
    Responsável pelo conteúdo: conama@mma.gov.br

Boletins quinzenais

 
 
1º Seminário internacional sobre eficiência energética de veículos pesados
Evento vai reunir renomados especialistas nacionais e internacionais. Inscrições são gratuitas e vagas são limitadas.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Programa Ambiental Despoluir promovem, nos dias 5 e 6 de junho, em Brasília, o 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados. Realizado em parceria com o International Council on Clean Transportation (ICCT) e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), o evento vai reunir profissionais para debater a importância do tema para a economia e para o meio ambiente.

Renomados especialistas nacionais e internacionais integram a lista de convidados. O seminário vai reunir transportadores, empresários, caminhoneiros autônomos, entidades e associações de transporte rodoviário de cargas e de passageiros; autoridades de órgãos de governo; representantes de centros de pesquisa e setores industriais e comerciais, além de bancos de fomento. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. 

A CNT e o Despoluir pretendem aprimorar a gestão de combustível no setor de transporte, conhecer experiências estrangeiras bem-sucedidas, incentivar a conservação ambiental e estimular a formulação de políticas e programa governamentais sobre o tema. Para a CNT, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de poluentes dos 1,4 milhão de caminhões e ônibus do Brasil significa aumentar a competitividade do transporte. 

A programação do primeiro dia prevê discussões sobre as tendências da eficiência energética de veículos pesados no Brasil e a importância do assunto para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes no transporte de cargas e de passageiros. Ainda será discutido o panorama mundial das políticas de Eficiência Energética – padrões adotados nos Estados Unidos, Europa, China e Japão, por exemplo - e as novas tecnologias veiculares para ônibus urbanos e para caminhões. 

O segundo dia será marcado por debates sobre programas e iniciativas internacionais de eficiência energética e sobre gestão de combustível e frota. Também será abordada a influência do condutor na eficiência energética, com a apresentação de técnicas e resultados de programas de treinamento de motoristas para a redução com consumo de combustível.

Serviço
1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados
Data: 05 e 06 de junho
Local: Auditório Thiers Fattori Costa, Sede da CNT, em Brasília/DF (Setor de Autarquias Sul, Quadra 01, Ed. CNT)
DEMAIS INFORMAÇÕES, CHIQUE AQUI

Voltar