Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Desmatamento na Amazônia Legal

Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) analisa o desmatamento na Amazônia Legal por meio de imagens de satélite. Esse monitoramento, chamado projeto PRODES, identifica alteração na cobertura florestal por corte raso. As estimativas das taxas anuais (período entre agosto de um ano e julho do ano seguinte) são apresentadas em dezembro de cada ano. Os dados consolidados são divulgados no primeiro semestre do ano seguinte.

A partir de 2004, o Governo Federal instituiu o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). A medida fomenta políticas públicas para manter a floresta em pé, por meio do monitoramento e de ações de fiscalização e controle.


desmatamento-amazonia 09122015




DESMATAMENTO NO CERRADO

O governo federal instituiu, em 2010, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) para promover ações capazes de diminuir as queimadas e o desmatamento do bioma. O monitoramento realizado até agora se baseia em 121 imagens digitais registradas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


desmatamento-cerrado 290614 PUBLICADO


Fim do conteúdo da página