Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 20 Março 2015 17:30

Importância dos polinizadores é destacada pelo MMA em 9 livros

Divulgação
Abelha: trabalho importante

Sete culturas consideradas importantes no Brasil precisam da atuação direta de insetos e pássaros para dar frutos


Por: Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira

Nove publicações baseadas no trabalho essencial dos polinizadores já estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estudos versam sobre planos de manejo para viabilizar o uso sustentável e a restauração da diversidade dos polinizadores na agricultura e nos ecossistemas relacionados; tratam da importância dos insetos na produção de mangabas, e de como as graviolas se desenvolvem depois da visita dos besouros.

Um dos livros explica como a aceroleira se enche de frutos a partir do trabalho solitário das abelhas, que são igualmente importantes para a cultura do algodoeiro e do maracujazeiro. E há, ainda, link para uma obra que retrata a preocupação de cientistas e pesquisadores sobre o uso de pesticidas e sua influência na vida dos polinizadores.

A apicultura e a meliponicultura são consideradas atividades essenciais da cadeia produtiva agrícola, pois existem culturas que não sobreviveriam sem o trabalho de polinizadores como abelhas, morcegos, beija-flores, borboletas, marimbondos e outros insetos. Sete culturas (algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate), consideradas importantes no Brasil, precisam da atuação direta dos polinizadores para dar frutos.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1173


Fim do conteúdo da página