Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Terça, 20 Janeiro 2015 18:00

Cursos atraem mais de 2,5 mil participantes

Secretaria do Desenvolvimento Agrário - CE
Apresentação para a comunidade indígena Pitaguary

Dois cursos, um online e outro semipresencial, capacitaram agentes públicos e representantes da sociedade civil


Por: Tinna Oliveira – Edição: Vicente Tardin

Dois cursos promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre educação ambiental na agricultura familiar atraíram mais de 2,5 mil participantes.

Encerrados no último domingo (18/01), os cursos do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar (PEAAF) capacitaram agentes públicos e representantes da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar.

Os dois cursos foram realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MMA.

A meta para 2015 é ampliar o alcance das capacitações. O curso “Apoio à implementação do PEAAF nos territórios” foi ministrado online durante 60 horas. Os participantes do curso destacaram a oportunidade que a capacitação ofereceu para consolidar conhecimento sobre o tema, por meio de uma metodologia inovadora, material didático, conteúdo claro e educativo.

Para Vicente Lima, do Mato Grosso do Sul, o curso possibilitou “ampliar muito os conceitos e estratégias que na verdade estavam minguados, abrindo caminhos para atuação mais eficaz e eficiente nos novos projetos que se seguirão neste ano de 2015 relativos à Educação Ambiental no meu Estado”.

Os tutores do curso foram profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além da equipe do departamento de Educação Ambiental e da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA.

PARCERIAS

Já o curso “Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar” foi realizado de forma semipresencial, somando 120 horas, com a participação de tutores e coordenadores pedagógicos de 11 instituições parceiras do MMA.

Essas instituições coordenaram as turmas e promoveram encontros presenciais para troca de experiências e desenvolvimento de atividades como aulas de campo e oficinas.

No Ceará, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário foi uma das instituições parceiras. Um dos encontros realizados ocorreu na Aldeia Santo Antônio, município de Maracanaú, com pessoas da Comunidade Indígena Pitaguary, para apresentação do curso.

Outra instituição parceira do MMA no Ceará foi a Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que realizou um encontro com 120 participantes do curso.

A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos também firmou parceria com o MMA. Eles promoveram uma mesa redonda sobre agricultura urbana e uma oficina de jornal mural e literatura de cordel. A instituição Fundamental Associação para o Desenvolvimento Sustentado (Instituto Quadrilátero) também promoveu um encontro presencial com grupo de participantes do curso na região do Alto Paraopeba (MG). 

Já a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou um encontro entre os alunos do curso para apresentar os produtos produzidos pelos agricultores e realizar atividades para troca de sementes. As outras instituições parceiras também realizaram encontros presenciais.

O principal objetivo do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. A sustentabilidade almejada para a agricultura familiar  buscada a partir de  processos formativos e projetos socioambientais  que estimulem não apenas a troca de técnicas de produção, mas a transformação do conjunto de relações sociais e produtivas existentes no meio rural. O PEAAF possui cinco linhas de ação estratégicas. Os cursos estão relacionados à Linha 3 do Programa que trata do “Apoio a processos educativos presenciais e à distância”.

 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - Telefone: 61.2028 1227



Fim do conteúdo da página