Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quarta, 06 Junho 2018 14:30

Seminário discute bacias hidrográficas

Banco de Imagens ANA
Bacia Hidrográfica do São Francisco

Evento faz parte da Semana do Meio Ambiente e visa articular instituições para a construção do Programa Nacional de Revitalização das Bacias.


Brasília (06/06/2018) – O Ministério do Meio Ambiente promove, nesta quinta-feira, 7, o seminário O Brasil que Cuida de suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Bacias Hidrográficas. O evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e ocorre na sede do Ibama, em Brasília, das 9h às 18h.

O objetivo é integrar e mobilizar instituições parceiras para dar início ao processo de construção do programa que visa preservar, conservar e recuperar os rios brasileiros.

Participarão do encontro gestores e técnicos dos governos federal, estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, organismos internacionais, agentes financeiros, Ministério Público, setor produtivo e representantes de comitês de bacias e da sociedade civil.

A programação conta com apresentações de parceiros internacionais, do MMA e vinculadas, experiências estaduais, dos comitês de bacias e de organizações não- governamentais.

NOVAS ABORDAGENS

"Fica cada vez mais evidente a necessidade de buscarmos novas abordagens para fazer frente aos desafios impostos pela crise hídrica e, assim, avançar na consolidação de políticas públicas integradas em um contexto de mudança do clima", afirma o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior.

De acordo com o secretário, o tema "água" está no centro dos debates mundiais e, para lidar com a questão, "é preciso buscar soluções integradas com a otimização de esforços institucionais".

AGENDA 2030

O seminário "O Brasil que Cuida de suas Águas" ocorre no âmbito da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (edição 2018), que apresenta soluções baseadas na natureza como fundamentais para uma melhor gestão da água.

O evento dá sequência aos debates realizados no VIII Fórum Mundial da Água, em março, em Brasília e precede a V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema Vamos Cuidar do Brasil cuidando das Águas, a se realizar no período de 15 a 19 de junho de 2018, em Campinas, São Paulo.

 

Por: Waleska Barbosa/Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página