Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Segunda, 28 Maio 2018 16:00

Ministério divulga finalistas do prêmio A3P

Vencedores da 7ª edição do Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade serão conhecidos no dia 23 de agosto em Brasília.


Brasília (28/05/2018) – Os 12 finalistas da 7ª edição do Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade foram selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A classificação e os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 23 de agosto no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília. As instituições finalistas apresentaram iniciativas que promovem a responsabilidade socioambiental de acordo com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um programa do MMA que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

No total, oito estados estão representados entre os 12 finalistas: São Paulo; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; Distrito Federal; Maranhão; Pernambuco; Rio de Janeiro e Mato Grosso, sendo os quatro últimos com duas iniciativas cada um deles. O prêmio promovido pelo MMA tem o objetivo de reconhecer e incentivar o mérito das iniciativas municipais, estaduais e federal na promoção da prática de ações sustentáveis.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada junto com o 10º Fórum A3P. O evento terá por tema os recursos hídricos e contará com dois debatedores: o diretor de Recursos Hídricos do Ministério, Renato Saraiva Ferreira, que falará sobre a água no meio ambiente, e a professora Luana Di Beo Rodrigues, que abordará o uso da água em prédios públicos.

Conheça os projetos finalistas:

O Prêmio é um reconhecimento nacional de projetos-modelo que se realiza desde 2009. Objetiva reconhecer os projetos implementados, dar visibilidade às iniciativas e incentivar outros órgãos a aderirem à A3P. A premiação acontece a cada dois anos e, até o ano de 2016, 68 projetos de todo o Brasil foram contemplados com o Prêmio: iniciativas que refletem o que há de mais moderno na aliança entre tecnologia, sustentabilidade e gestão pública.

Projetos que podem ser tomados como modelo no que diz respeito ao uso inteligente de recursos naturais e públicos, ao tratamento consciente dos resíduos gerados pelo serviço público e à garantia da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

CURSOS DA A3P

O Ministério do Meio Ambiente concluiu o processo de seleção dos consultores que irão realizar cursos de Sustentabilidade na Administração Pública (Agenda A3P) nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os cursos ocorrerão em todas as Unidades da Federação, tanto nas capitais como também no interior, em cidades-polo. Cada UF será beneficiada com a realização de três cursos (três municípios), em média. Nestas contratações são previstos 66 cursos em 66 municípios do país. As turmas devem ser de 60 alunos, em média, o que permite estimar um total de quase quatro mil alunos formados. A intenção da A3P é capilarizar a Agenda, permitindo que ela seja conhecida em todo país. É a primeira vez que se faz um projeto de capacitação de formato tão abrangente.

Por região, eis a quantidade de municípios que receberão os cursos:

Centro-Oeste: 10
Nordeste: 28
Norte: 7
Sudeste: 13
Sul: 8

A previsão é de que os cursos tenham início nos próximos 15 dias. O cronograma de realização é de responsabilidade de cada consultor ou consultora, que vai construir este cronograma junto com a A3P a partir da lista de municípios constante do edital por região.

 

Por: Bruno Romeo/ Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página