Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Segunda, 21 Maio 2018 19:30

Ministério capacita gestores municipais

Arquivo Terramar
Projeto Terramar na Costa dos Corais

Projeto TerraMar promove curso de gestão ambiental municipal nas regiões dos Abrolhos (BA) e da Costa dos Corais (AL/ PE).


Brasília (21/05/2018) – Começa nesta semana, de 22 a 24 de maio, em Maragogi, o curso Gestão Ambiental Municipal - TerraMar, que contará com a participação de mais de 45 gestores municipais das regiões da Costa dos Corais. Realizado pelo Projeto TerraMar e pelo Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, e Instituto Coral Vivo, o curso terá como tema Ecossistemas costeiros e conectividade terra-mar. Os participantes selecionados participarão de três encontros em cada uma das regiões.

A mesa de abertura contará com a presença de representantes da Prefeitura de Maragogi, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Coral Vivo e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ.

“Essa parceria entre o Projeto TerraMar e o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais é muito interessante porque a gente reconhece a Unidade de Conservação como um espaço territorial propício para a implementação de políticas públicas. A gente espera que essa capacitação fortaleça essas pessoas para que elas olhem para seus territórios, promovam diálogos e construam alternativas para a integração de sua região”,  destaca a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão.

Apoiar a gestão ambiental territorial integrada do espaço continental e marinho é o objetivo central do Projeto TerraMar. Além disso, o TerraMar fomenta medidas de conservação e de uso sustentável da biodiversidade, estratégias de monitoramento da qualidade ambiental e promove processos formativos nas duas áreas de atuação do projeto: Região dos Abrolhos e da Costa dos Corais.

PAPEL

A capacitação de gestores municipais tem um papel importante nessa iniciativa, pois permite que processos de gestão territorial ambiental integrada possam ser desenvolvidos e institucionalizados de forma colaborativa entre os entes federativos que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).  

Nesse sentido, foi organizado o Curso Gestão Ambiental Municipal - TerraMar, que tem como foco abordar a gestão ambiental municipal integrada, nas regiões de atuação do Projeto. O curso, realizado pelo Projeto TerraMar e Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Coral Vivo, possui conteúdo que visa apoiar o gestor público no exercício cotidiano da gestão ambiental em seu município abordando a temática da integração continente-mar.

“Esse curso surgiu de uma demanda, que conhecemos durante a elaboração do planejamento estratégico do Projeto TerraMar, que era de capacitar e fortalecer a gestão ambiental municipal e promover a formação de redes para que instituições e atores locais possam atuar de maneira conjunta. Acredito que um dos diferenciais deste curso é poder contar com o trabalho dos tutores que estarão alinhados, durante todo o período, com os gestores municipais”, ressalta a analista ambiental do MMA Maura Machado.

 

SERVIÇO:

Curso Gestão Ambiental Municipal – TerraMar

1º Encontro Presencial da Região da Costa dos Corais

22 a 24 de maio no Hotel Praia Dourada, Maragogi - AL

1º Encontro Presencial da Região dos Abrolhos

29 e 30 de maio na Reserva Natural da Vale, Linhares – ES

Os próximos encontros presenciais do Curso de Gestão Ambiental Municipal ocorrerão no mês de agosto. O encerramento do curso será realizado no final de outubro.

Por: Marta Moraes / Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página