Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Terça, 08 Maio 2018 19:30

Jovens debatem meio ambiente nos estados

Divulgação
Etapa estadual no Paraná

Conferências Estaduais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente entram na fase final antes da etapa nacional, que será em Brasília, em junho.


Brasília (08/05/2018) – As 27 unidades federativas do Brasil finalizam, neste mês, as etapas estaduais para eleger delegação e selecionar propostas que representarão cada estado na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em junho, em Brasília (DF). Cada projeto estadual é escolhido a partir de um conjunto de propostas desenvolvidas nas escolas.

Ao todo, 9.632 instituições de ensino fundamental, do sexto ao nono ano, participam da etapa escolar nesta edição. "É nas escolas e nos encontros regionais e estaduais onde o processo educativo se enraiza e se constrói de acordo com as especificidades, demandas e problemáticas de cada localidade", explicou a diretora de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Renata Maranhão. "A ideia é que a conferência seja um pretexto pedagógico para a inserção das temáticas ambientais, de modo transversal, nos currículos", disse. Renata Maranhão participa, nesta semana, da conferência estadual no Paraná, realizada em Foz do Iguaçu, oeste do estado.

A conferência paranaense reúne estudantes de 11 a 14 anos que participaram da etapa escolar. Até sexta-feira (11), eles vão selecionar até 19 delegados e a proposta que representará o estado na etapa nacional. Uma das iniciativas é, por exemplo, o projeto "Jardim Sensorial irrigado pela água do Rio Atuba", elaborado pelos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pilar Maturana, de Curitiba.

A pesquisa tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação da mata ciliar em torno de nascentes e o cuidado com o meio ambiente por meio do contato com o jardim. Para irrigar as plantas do espaço, os alunos utilizam água do rio Atuba, que fica a cerca de 300 metros da escola.

RECURSOS HÍDRICOS

A conferência deste ano tem por tema central "Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas". Em todo o país, estudantes, professores e instituições públicas e privadas estão mobilizadas em torno de um objetivo comum: refletir e propor alternativas e projetos que contribuam com a governança e gestão integrada dos recursos hídricos, o que requer uma discussão integrada entre as diversas políticas públicas socioambientais.

Com um processo de adesão voluntário, a V Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país para promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas e estimular a proposição de ações e projetos socioambientais.

A etapa estadual é obrigatória e deve ser realizada até meados de maio de 2018, para debater e aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da conferência a partir da perspectiva local. É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitos na conferência municipal, regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual.

ETAPA NACIONAL

A quinta edição acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018 em Brasília. A etapa nacional reúne todas as delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais e diálogos com o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

A conferência nacional terá a participação de cerca de 700 pessoas, dentre as quais 459 estudantes (crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos de idade) e 27 professores. No período de 11 a 14 de junho ocorrerá a formação de 54 jovens (dois por UF) que auxiliarão as atividades com os estudantes na etapa nacional.

A primeira edição da CNIJMA ocorreu em 2003 e teve a participação de 15.452 escolas. A segunda, em 2005/2006, foi realizada com 11.475 escolas. A terceira em 2009 aconteceu com a participação de 11.631 escolas e o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades. Já em 2013 envolveu 16.538 escolas com a participação de aproximadamente 5 milhões de pessoas em 3.519 municípios.

Saiba mais sobre a V CNIJMA

 

Por: Bruno Romeo / Ascom MMA, com informações da V CNIJMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página