Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Terça, 10 Abril 2018 19:00

Água é tema da nova edição do fichário digital

Texto, fotos, relatos de práticas sustentáveis e material multimídia já estão disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente.


Brasília (10/04/2018) – Na esteira do Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez no Brasil em março, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente lançou, nesta semana, a 15ª edição do Coleciona - Fichário d@ Educador Ambiental. Textos, fotos e relatos de práticas educativas elaborados por especialistas na área já podem ser acessados gratuitamente no endereço eletrônico coleciona.mma.gov.br.

O material didático-pedagógico, selecionado mediante chamada pública, privilegia práticas educativas com potencial para apoiar e inspirar educadores ambientais na concepção e realização de suas atividades. A ideia é tornar públicas e acessíveis as iniciativas que deram certo e contribuíram para educar e conscientizar o público do ensino formal e não formal.

São trabalhos como o do professor João Pedro Marques Ribeiro, de Primavera do Leste, município no sudeste do Mato Grosso. Ele relata a experiência com alunos de nível médio na discussão de temas complexos como conflitos hídricos, estudo sobre sistemas de abastecimento, dessalinização, usinas de tratamento, até soluções simples como coleta de água da chuva.

O Coleciona destaca trabalhos singulares como levar "educação ambiental para o defeso" a adolescentes do 8° e 9° anos do ensino fundamental, filhos dos pescadores. Lucenilde Carvalho, Ana Paula Viana, Raimunda Fortes foram à Raposo, no Maranhão, trabalhar com comunidades de pesca artesanal para mostrar a necessidade de proteger os peixes no período de desova. Os resultados estão na publicação.

Já Helena Maria Ferreira, doutora em linguística da Universidade de Lavras, aponta em seu trabalho caminhos para a transversalidade em educação ambiental e língua portuguesa. A partir de realidades locais, traça alternativas pedagógicas para envolver os professores da disciplina no tema. Realizado pelos alunos, o projeto contribuiu para a formação acadêmica e, na certa, influenciará futuros educadores.

CATÁLOGO

Numa parceria entre órgãos públicos na esfera federal e no DF, foi lançado, também, o Catálogo de Materiais Didáticos com o tema Água para a Educação Básica. Nele estão disponíveis diversos materiais didáticos produzidos por diferentes instituições. Um farto material para pesquisas e para dinamizar o dia-a-dia dos professores envolvidos com educação ambiental, tanto no ensino formal, quando no não-formal.

 

Por: Paulenir Constâncio/ Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página