Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 06 Abril 2018 19:30

Órgãos do DF aderem a programa de sustentabilidade

Gilberto Soares/MMA

MMA e GDF: boas práticas

Jardim Botânico e Zoológico de Brasília assinam acordo com programa do MMA que promove práticas sustentáveis em órgãos públicos. Instituto Brasília Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente do DF recebem certificado.


Brasília (06/04/2018) - O Jardim Botânico do DF e a Fundação Zoológico de Brasília, ambos do Governo do Distrito Federal, aderiram nesta sexta-feira ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente.  O programa, já firmado com mais de 340 órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas três esferas federais, estimula as entidades a implementarem práticas de sustentabilidade.  

Acesse as fotos

Participaram do evento a secretária substituta de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Thaty Annie Barreto, e as diretoras de Educação Ambiental, Renata Maranhão, e de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentável, Rejane Pieratti.  O Governo do DF foi representado pelo secretário distrital de Meio Ambiente, Igor Tokarski, e pelo diretor do Zoológico de Brasília, Gerson de Oliveira. 

Pelo acordo, a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) fica responsável por prestar assistência técnica e promover ações conjuntas para a implementação de boas práticas na condução da gestão pública nesses órgãos. Já os signatários se comprometem a adotar medidas de economia de energia, uso sustentável dos insumos, gestão de resíduos, qualidade de vida dos servidores e compras sustentáveis.

Segundo o coordenador da A3P, Dioclécio Luz, a ideia é levar o programa para todos os órgãos públicos vinculados ao GDF. Na assinatura dos novos acordos, também foram entregues os certificados de participantes ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Secretaria do Meio Ambiente do DF. 

Dioclécio considerou o evento de assinatura e entrega dos certificados um avanço para a agenda de sustentabilidade. O fato de ser uma agenda voluntária faz dos acordos A3P um desafio para a equipe que toca o programa.  “Essas adesões são um avanço por ocorrerem ao mesmo tempo e numa mesma unidade da federação”, afirmou.

PLANO

O evento marcou, ainda, o lançamento do Plano Distrital de Educação Ambiental construído com a participação do Departamento de Educação Ambiental (DEA), do MMA. De acordo com Renata Maranhão, “a parceria com o GDF ajuda a construir uma cidade mais sustentável”. 

 

Por: Paulenir Constâncio/Ascom MMA

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página