Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 16 Março 2018 14:30

MMA lança portal sobre mudança do clima

Iniciativa atende à demanda da sociedade por um canal com informações do governo e das organizações não governamentais sobre o tema.


Brasília (16/03/18) – Nesta sexta-feira, Dia Nacional de Conscientização sobre a Mudança do Clima, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança o portal Educaclima. A plataforma reúne conteúdos como, por exemplo, o que cada cidadão pode fazer para combatê-la; compromissos do governo; legislação; ações de educação; publicações; gráficos; sites de referência; filmes e vídeos; cursos; negociações internacionais; além das notícias sobre o tema.

"É por meio de canais como esse que queremos incentivar o maior engajamento para enfrentar a mudança do clima e se adaptar aos seus efeitos. Esse desafio global é uma grande oportunidade para adotarmos padrões mais sustentáveis de desenvolvimento, em uma economia de baixo carbono", defende o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. "Assim, é possível conciliar crescimento econômico com a conservação e a valorização do nosso meio ambiente", explica.

Em linhas gerais, a mudança do clima está associada ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, decomposição de lixo, entre outras ações do homem. Um grande esforço global vem sendo encampado pelas nações para reduzir essas emissões no planeta. Todos os anos, mais de 190 países reúnem-se na Conferência das Partes (COP) para negociar protocolos internacionais e acompanhar o andamento de pactos firmados anteriormente.

O PORTAL

O desenvolvimento do Educaclima atende às diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) em relação à promoção da disseminação de informações, educação, capacitação e conscientização pública do tema. Essas orientações também estão presentes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) e no Acordo de Paris. também dialoga com o texto da Agenda 2030 / Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinado pelo Brasil na 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O EducaClima divulga conteúdos de órgãos governamentais e de instituições da sociedade civil. O lançamento ocorre após um ano e meio de desenvolvimento: em outubro de 2016, grupos de juventude da sociedade civil solicitaram ao governo brasileiro a criação de um relatório com a listagem das ações de educação realizadas para a mudança do clima. O portal é uma resposta a esta demanda e tem por intuito facilitar o acesso e garantir atualização permanente.

Acesse o Portal Educaclima

 

Por: Ascom MMA, com informações da Coordenação de Transparência de Ações em Mudança do Clima.


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página