Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Terça, 19 Setembro 2017 16:00

Ministério apoia Iniciativa Big 2050

Projeto BIG
Jair Tannús: maior resiliência

Primeiro desafio da iniciativa tem por foco a conservação na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, berço de diversas espécies da biodiversidade.


RACHEL BARDAWIL

O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús, participou nesta terça-feira (19/09) do lançamento oficial da Iniciativa BIG 2050, um evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A cerimônia foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da FAO Brasil e da Secretaria do Estado do Ambiente.

A expectativa do evento é promover um programa contínuo de aceleração de ideias, projetos e empreendimentos de impacto com foco em apoiar a conservação da Baía da Ilha Grande, no oeste do estado do Rio de Janeiro, onde se localizam as cidades de Parati e Angra dos Reis. Essa iniciativa inédita, chamada Desafio Big, vem sendo concebida desde 2012, com recursos do Global Environment Facility (GEF). O intuito é promover a conservação e o uso sustentável da baía e de sua biodiversidade, considerada de importância global.

Para Jair Tannús, o primeiro Desafio BIG contempla o aumento da resiliência do território da Baía da Ilha Grande frente às variações na disponibilidade hídrica. “A lente climática na gestão hídrica e na gestão de zonas costeiras deve ser cada vez mais incorporada. A Baía da Ilha Grande é um dos mais belos e conservados ecossistemas costeiros do país e neste sentido o MMA vem trazer seu apoio institucional para esta iniciativa pioneira e de sucesso”, disse. “Como responsável pelo gerenciamento costeiro no nível federal, olhamos para este projeto dentro de um contexto de oportunidade de replicação para outras baías costeiras ao longo de um litoral de mais de 8 mil km de linha de costa”, observou.

O evento foi conduzido pelo diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Paulo Schiavo. “A Iniciativa BIG 2050 é inovadora na aplicação do conceito de gestão integrada com base ecossistêmica dentro da esfera pública. Através do primeiro Desafio BIG, buscamos incentivar todos a participar da conservação da Baía da Ilha Grande, engajando talentos e despertando o interesse para o desenvolvimento de soluções que ataquem problemas reais”, afirmou o diretor.

COMO FUNCIONA

Para criar o programa, o Inea e a FAO se basearam na atuação de quatro anos do Projeto Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande, iniciado em 2012 e com ações até o final de 2017. A iniciativa prevê a sustentabilidade financeira de suas ações, com projeção ao ano 2050, ano de referência para diferentes organizações mundiais em se tratando de assuntos críticos à população mundial, como aquecimento global e crescimento populacional.

A Iniciativa BIG 2050 é composta por dois pilares principais: o Radar BIG 2050 e o Desafio BIG. O Radar BIG 2050 é uma plataforma de monitoramento dos serviços ecossistêmicos da Baía da Ilha Grande que permite identificar as maiores sensibilidades na saúde ambiental da região. O Radar congrega dados de diversos parceiros de monitoramento, reunindo até o momento 148 indicadores e um grupo de especialistas de diferentes áreas de pesquisa e gestão capazes de dar credibilidade aos resultados encontrados no Radar.

Por outro lado, o Desafio BIG é um mecanismo de incentivo focado na promoção de ações inovadoras de conservação e proteção da saúde ambiental da região. Com base no resultado do Radar BIG 2050, são definidos os alvos de atuação que orientam as chamadas “soluções ambientais”. As propostas selecionadas recebem financiamento e capacitação para atuar sobre os alvos, melhorando a saúde ambiental do território.

Para saber mais acesse: www.big2050.org

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br

 

 

 



Fim do conteúdo da página