Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Terça, 12 Setembro 2017 16:00

Ministério recebe representantes do Pantanal

Paulo de Araújo/MMA
Representantes do Pantanal no MMA

Secretário-executivo Marcelo Cruz, secretários e dirigentes do MMA e vinculadas dialogaram sobre políticas públicas que afetam o bioma.


WALESKA BARBOSA

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, recebeu, nesta terça-feira (12/09), integrantes da Rede Pantanal de ONGs e pesquisadores do bioma para discutir aspectos da agenda ambiental e de políticas públicas implementadas na região, considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.

Na pauta, a Lei do Pantanal (PLS 750/2011) em tramitação no Senado, a retomada do Projeto de Hidrovia Paraguai-Paraná no Tramo Norte do Rio Paraguai, o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraguai e a ampliação e criação de unidades de conservação na Bacia do Alto Paraguai. A necessidade da realização de um Zoneamento Agroecológico do bioma e da criação de critérios para identificação de áreas de uso restrito e de não uso também foram abordadas.

Para Marcelo Cruz, o encontro aponta para o êxito da estratégia do ministro Sarney Filho de promover e incentivar o diálogo com a sociedade civil organizada e com todos os envolvidos em determinada tomada de decisão. “A reunião foi muito proveitosa e todos tivemos oportunidade de nos expressar. Quanto às demandas relacionadas ao ministério, elas serão encaminhadas e avaliadas segundo critérios técnicos”, afirmou.

Participaram pelo MMA, o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, os secretários de Biodiversidade, José Pedro de Oliveira Costa, e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannús, além de analistas ambientais e gestores do ministério e suas vinculadas.

Representando o Pantanal estavam presentes integrantes do Ministério Público do Mato Grosso, da Rede Pantanal, do Comitê Nacional de Zonas Úmidas, do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, da WWF Brasil e da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras.

Acesse informações sobre o Pantanal

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br


 

Fim do conteúdo da página