Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quarta, 19 Julho 2017 20:00

Edital promove sustentabilidade na siderurgia

Divulgação
Carvão vegetal: estímulo

Interessados têm até 24 de agosto para se inscrever em chamada pública de apoio a tecnologias sustentáveis e ao uso do carvão vegetal no setor.


DA REDAÇÃO 

Estão abertas as inscrições para chamada pública com o objetivo de garantir a sustentabilidade na siderurgia do país. Até 24 de agosto, os interessados poderão se candidatar para participar do “Mecanismo de Apoio ao Desenvolvimento, Melhoria e Demonstração de Tecnologias Sustentáveis de Produção e Uso de Carvão Vegetal na Indústria Siderúrgica”, inciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Projeto Siderurgia Sustentável. 

O objetivo do edital é selecionar instituições, públicas ou privadas, que prestem serviços para os setores de ferro-gusa, aço, ferroligas, de produção de carvão vegetal, ou que trabalhem com inovações produtivas e sustentabilidade e, que por meio de arranjos tecnológicos, possibilitem a produção sustentável do carvão vegetal e de seus coprodutos, bem como o estímulo ao uso desse termorredutor na indústria.

“A chamada pública em curso constitui uma das mais relevantes etapas do Projeto Siderurgia Sustentável”, destaca o secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero. “A seleção de tecnologias sustentáveis de produção e uso de carvão vegetal permitirá construir um mecanismo inovador de demonstração de reduções de emissões de gases de efeito estufa mensuráveis, passíveis de relato e verificáveis na siderurgia, um setor de extrema relevância para a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil ao Acordo de Paris”, acrescenta.

REDUÇÃO

No dia 31 de julho, ás 14h30, será realizada uma Audiência Pública, em Belo Horizonte, com objetivo de prestar esclarecimentos sobre o edital. Com o Mecanismo de Apoio, o Projeto Siderurgia Sustentável busca alcançar uma redução mínima de emissão de gases de efeito estufa de 270 kg CO2e/tonelada de carvão vegetal produzido, além de catalisar, no mínimo, uma capacidade produtiva de 80 mil toneladas de carvão vegetal ao ano com o uso de tecnologias e/ou processos sustentáveis.

O Projeto Siderurgia Sustentável é uma parceria entre PNUD e MMA com apoio dos ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Governo do Estado de Minas Gerais. O projeto conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

 

Acesse o edital (Processo Nº: JOF - 0191/2017)

 

SERVIÇO:

Audiência pública sobre o edital

Data: 31 de julho

Horário: 14h30

Local: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Auditório “Marco Túlio”, Rua da Bahia, 1.600 - Bairro Lourdes – Belo Horizonte (MG)

Inscrições: enviar nome e instituição para siderugiasustentavel@gmail.com, até 27 de julho. 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227



Fim do conteúdo da página