Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quinta, 06 Julho 2017 18:00

Despedida dos heróis da causa ambiental

Arte: William Anderson
Sebastião (E), Alexandre e Olavo

Servidores do Ibama mortos em acidente com monomotor em Roraima foram velados com honras militares nesta quinta-feira (06/07).


DA REDAÇÃO

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (06/07), o velório e a cremação do corpo do analista ambiental Olavo Perim Galvão, no Cemitério Jardim da Paz, na cidade de Serra, Espírito Santo. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, e o coordenador de Operações do Ibama, Roberto Cabral, também estavam presentes.

O analista ambiental e biólogo Olavo Galvão, 35 anos, foi vítima do acidente aéreo com monomotor na segunda-feira (03/07), no município de Cantá, em Roraima, durante a Operação Curare VIII do Exército brasileiro de combate a garimpos ilegais, desmatamento e outros ilícitos transfronteiriços na terra indígena Yanomami. Olavo estava acompanhado de outros três servidores do Ibama, Alexandre Rochinski, Sebastião Lima Ferreira Júnior e Lazlo Macedo de Carvalho. O acidente também resultou na morte do piloto Marcos Costa Jardim.

Lazlo foi o único sobrevivente. Socorrido em estado grave após o desastre aéreo, foi transferido, na terça-feira (04/07), do Hospital Geral de Roraima para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro. Ele era lotado na Unidade Técnica do Ibama em Santos (SP). 

“Olavo e seus dois outros companheiros que morreram são heróis da causa ambiental, muito queridos dentro do Ibama. Sua morte deixou a todos muito tristes e eu vim aqui me solidarizar com a família. Temos que tirar lições dessa tragédia”, disse o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, após a cerimônia no Espírito Santo.

“O transporte é muito difícil na região amazônica. Então, tenho certeza que a morte deles não foi em vão. Ela vai servir como símbolo para que continuemos e intensifiquemos a luta contra as ilegalidades, o desmatamento, a invasão de terras indígenas e de unidades de conservação”, destacou Sarney Filho.

VÍTIMAS

Nascido em Castelo (ES), o analista ambiental Olavo Perim Galvão tinha 35 anos. Ingressou no Ibama por concurso público em 2005 e estava lotado no Espírito Santo. Alexandre Rochinski, analista ambiental natural de Londrina (PR), tinha 45 anos. Foi nomeado para o Instituto em 2003 e chefiava a Fiscalização Ambiental em Santa Catarina. O técnico administrativo Sebastião Lima Ferreira Junior, nascido em Boa Vista (RR), tinha 50 anos. Ingressou no Ibama em 1994 e atuava em Roraima.

A presidente do Ibama, Suely Araújo, representou o governo federal no velório e na cerimônia de cremação do corpo do analista ambiental Alexandre Rochinski, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (06/07). Já o corpo do técnico administrativo Sebastião Lima Ferreira Junior foi sepultado no Cemitério Municipal de Rorainópolis (RR), também nesta quinta-feira. O coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Renê Luiz de Oliveira, acompanhou o sepultamento

 “Olavo Perim Galvão, Alexandre Rochinski e Sebastião Lima Pereira Júnior dedicaram suas vidas à defesa do meio ambiente, com extremo profissionalismo e comprometimento. Apresentamos nossa solidariedade e respeito às famílias nesse momento de dor", disse a presidente do Ibama, Suely Araújo. 

O Ministério da Defesa realizou o traslado dos corpos, em aeronaves da Força Aérea Brasileira, para Santa Catarina e Espírito Santo após liberação pelas autoridades locais. Será realizada na próxima semana uma homenagem aos servidores na sede do Ibama, em Brasília.

As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Exército abriu sindicância e a Polícia Federal (PF) instaurou inquérito.

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227



Fim do conteúdo da página