Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 12 Maio 2017 18:30

Diálogo em defesa da Bacia do São Francisco

Raquel Bardawil/MMA
Khoury e Tannús: parceria

Parceria do MMA com o Ministério Público Estadual da Bahia reforça ações para fiscalização e prevenção na região do "Velho Chico". 


RACHEL BARDAWIL

O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús, reuniu-se nessa quinta-feira (11/05) com a promotora Luciana Khoury, do Ministério Público do Estado da Bahia, reconhecida nacionalmente pela defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A reunião teve o objetivo de ampliar a parceria de fiscalização e prevenção em defesa da bacia e a conclusão dos convênios que estão em vigência.

Para o secretário, é de extrema importância preservar a qualidade ambiental da região, e a parceria com o Ministério Público é fundamental para o alcance dos objetivos do Ministério do Meio Ambiente.

Luciana Khoury apresentou o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), criado em 2002, para melhorar a qualidade ambiental dos recursos naturais e qualidade de vida das pessoas que moram em comunidades na região do “Velho Chico”. Segundo a promotora, “é um programa que vêm construindo uma consciência ambiental e um processo no qual se busca construir valores e atitudes sociais voltadas para a conservação do meio ambiente”.

Outro ponto tratado na reunião foi a conclusão de convênios em apoio aos municípios que ainda estão em vigência e que já tiveram aditivos, mas falta cooperação técnica e capacitação para poder instrumentalizar as equipes para realizar o trabalho em campo, através de ações integradas de conservação, propondo medidas de aperfeiçoamento da ação educativa e preventiva.

Durante o encontro, Jair Tannús destacou, ainda, a necessidade da conservação e revitalização dos ecossistemas da bacia hidrográfica.

FPI – SAIBA MAIS:

O programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) foi criado em defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por meio de diversos órgãos federais, voltado para a defesa da sociedade, do meio ambiente e da saúde na bacia.

A ideia é diagnosticar e recuperar os danos ambientais existentes e prevenir novos danos à bacia. O programa começou em 2002 na Bahia e estendeu-se no ano de 2014 para Alagoas e chegou a Sergipe.

A bacia do São Francisco engloba uma área de 640 mil km2, entre seis estados brasileiros (Alagoas, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe), além do Distrito Federal, abrigando uma população de aproximadamente 15 milhões de pessoas, distribuídas em 503 municípios, sendo 115 no Estado da Bahia. 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227/ 1311/ 1437



Fim do conteúdo da página