Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Segunda, 20 Março 2017 18:00

Brasil e Noruega firmam acordo nesta terça

Objetivo é financiar atividade rural sustentável no país. Cerimônia será às 12 horas, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.


Nesta terça-feira (21/3), às 12 horas, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, assinam Carta de Intenções em apoio ao financiamento internacional de projetos do agronegócio sustentável no Brasil. O documento será assinado na sede do Ministério, em Brasília (DF).  

O Fundo de repartição de riscos associados a investimentos em agricultura sustentável foi anunciado em janeiro pelo governo norueguês, que se comprometeu a uma contribuição inicial de 100 milhões de dólares, visando atingir um total de 400 milhões de dólares de diversos doadores até 2020. O Fundo pretende mobilizar e atrair investimentos privados em até quatro vezes o seu valor, ou seja, até 1,6 bilhão de dólares. O Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) também participa da iniciativa. 

O capital será destinado a países tropicais que adotam políticas de prevenção e controle do desmatamento em florestas. O Brasil deverá ser o primeiro país a acessar o fundo, por meio de projetos que reduzam o custo do investimento em atividades sustentáveis do agronegócio e da agricultura familiar, preferencialmente a partir de modalidades de crédito rural já existentes. As condições de acesso por parte de produtores brasileiros serão definidas posteriormente e deverão prever a estrita observância da legislação ambiental vigente, em particular do Código Florestal. 

 

SERVIÇO

Pauta: Assinatura de Carta de Intenções entre os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e da Noruega 

Data: Terça-feira (21 de março)

Horário: 12h

Local: Salão dos Ministros, Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar

Informações para a imprensa: (61) 2028-1227/ 1437/ 1311/ 1221



Fim do conteúdo da página