Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quarta, 08 Fevereiro 2017 21:00

Parceria freará desmatamento, diz ministro

Bruno Zanardo/Secom/AM  
Sarney Filho: integração

Em Manaus, Sarney Filho defende integração com estados e municípios para garantir a conservação e o desenvolvimento na Amazônia Legal.


LUCAS TOLENTINO
Enviado especial a Manaus (AM)

O governo federal definirá medidas de combate ao desmatamento em parceria com os estados e municípios amazonenses. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reuniu-se nesta quarta-feira (08/02), em Manaus, com representantes do governo do estado para definir ações de conservação do bioma. A atividade é parte da primeira de uma série de viagens que Sarney Filho e equipe farão pelos estados da Amazônia Legal.

O ministro destacou que o diálogo será fundamental para conter o desmatamento. “O caminho só será encontrado a partir de um conjunto de ações do Ministério (do Meio Ambiente), dos estados e dos municípios que são afetados”, declarou Sarney Filho. Segundo ele, o dia de trabalho em Manaus apontou caminhos para o enfrentamento da questão. “Oferecemos alternativas econômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e a inclusão social”, acrescentou.

A atividade faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial aos estados Amazônia Legal liderada por Sarney Filho, com equipe formada pelos secretários do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelos dirigentes dos órgãos vinculados. O objetivo é acompanhar, de perto, as políticas de conservação, fiscalização e monitoramento do bioma.

DESENVOLVIMENTO

O Governo do Amazonas lançou uma série de medidas para fortalecer a sustentabilidade na região. Entre elas, estão o lançamento do Programa Municípios Sustentáveis e o acordo de cooperação para viabilizar uma estratégia de governança para a realização do Plano de Desenvolvimento Territorial da região da BR-319. Também foram firmados projetos para promover a gestão ambiental, o manejo e geração de renda e serviços ambientais nas unidades de conservação locais.

Os gestores locais apresentaram, ainda, a Matriz Econômica Ambiental do Estado do Amazonas. O desenvolvimento rural sustentável, a recuperação das áreas degradadas, a regularização ambiental das propriedades, a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais integram a nova política. “Foram criadas condições para desenvolver, de forma sustentável, as imensas riquezas que o Amazonas tem”, explicou o governador José Melo de Oliveira.

A CARAVANA VERDE

Além do Amazonas, a Caravana Verde de combate ao desmatamento passará por Rondônia (09/02), Acre (10/02), Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02). Chefiada por Sarney Filho, a equipe é formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), Jair Tannus (Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável).

As atividades também serão acompanhadas pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu., pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:
Sarney Filho incentiva economia florestal

Ministro visita Amazônia para conter desmate

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227



Fim do conteúdo da página