Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quinta, 10 Setembro 2015 00:00

Começa nesta sexta a Virada do Cerrado

Reprodução
Artesãs do Cerrado: um dos curtas participantes

Mobilização socioambiental chama atenção para o segundo maior bioma brasileiro, com ações em educação ambiental realizadas em todo o DF.


Por Alethea Muniz – Editor: Marco Moreira

O Distrito Federal se mobiliza neste fim de semana para a primeira edição da Virada do Cerrado. O evento começa nesta sexta-feira (11/09), quando se comemora oficialmente o Dia do Cerrado, e prossegue até domingo (13/09). A participação do Ministério do Meio Ambiente acontece nas atividades realizadas na Universidade Católica de Brasília, campus de Taguatinga.

A programação inclui a exibição de filmes da 6ª Edição do Circuito Tela Verde e debates com especialistas sobre educação ambiental, resíduos sólidos e sustentabilidade. As palestras fazem parte da atividade “Educares na Virada do Cerrado”, que apresenta a Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos, do MMA.


Importante ferramenta da estratégia é a plataforma Educares, infraestrutura tecnológica criada para divulgação e mapeamento de práticas de educação ambiental e coleta seletiva em resíduos sólidos. “O objetivo da Educares é oferecer um cardápio de possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica a analista ambiental Patrícia Fernandes Barbosa.
 
TELA VERDE

Já os filmes da 6ª edição do Circuito Tela Verde serão exibidos na sexta (11) à tarde e no sábado (12) pela manhã. No primeiro dia estão programados os vídeos Os Bamba (18 minutos), Paktizapango: o calcanhar de Aquiles (4min) e Extrativismo sustentável da cagaita (6min). No segundo dia entram em cena Tapajós: respeitem a forma da gente ser (4min), Paraíba pede Socorro (17min) e Artesãs do Cerrado (9min).

As sessões serão seguidas por debates com produtores e especialistas convidados. “A ideia é fomentar a discussão sobre os desafios e as propostas para as questões socioambientais do País, contribuindo com a construção de valores culturais voltados à sustentabilidade”, destaca Patrícia. Tanto as palestras quanto a mostra serão precedidas pela exibição de curtas de animação.

SAIBA MAIS

A Virada do Cerrado é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh) com diversos parceiros, entre instituições governamentais e da sociedade civil. Tem por objetivo mobilizar o cidadão em defesa da sustentabilidade do Cerrado, segundo maior bioma do América do Sul, ocupando 22% do território nacional.

No Cerrado encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. São 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

SERVIÇO
Educares na Virada do Cerrado
Sexta (11/09), das 8h30 às 11h30, e das 14h30 às 17h. Na Universidade Católica de Brasília (auditório do bloco K). Aberto ao público.

Tela Verde na Virada do Cerrado
Sexta (11/09), das 14h30 às 17h, e sábado (12/09), das 8h30 às 11h30. Na Universidade Católica de Brasília (auditório do bloco Central). Aberto ao público.

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028-1221


Fim do conteúdo da página