Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 14 Agosto 2015 00:00

Alimentação saudável é tema de seminário

 Fernando Frazão/ABr
Alimentos naturais: vida saudável

Atividade será transmitida ao vivo, pela internet, desde a segunda-feira, a partir das 10h, nos links disponíveis na página do MDS, no portal da Caisan ou na rede Ideais na Mesa.


Por; Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira

 

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realiza, nesta segunda e terça-feira (17 e 18/08), em Brasília, a Primeira Oficina de Trabalho do Pacto Federativo pela Alimentação Adequada e Saudável. A atividade será transmitida ao vivo, pela internet, desde a segunda-feira, a partir das 10h, nos links disponíveis na página do MDS, no portal da Caisan ou na rede Ideais na Mesa. 

A oficina visa mobilizar e sensibilizar os profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, assistência social e desenvolvimento agrário, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Pretende, ainda, alertar para a importância da realização de um Pacto Federativo pela Alimentação Adequada e Saudável, bem como estabelecer os compromissos que formarão o pacto.

DOCUMENTO

A Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), no âmbito do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN), apresentará documento construído pelo MMA e seus parceiros para compor o pacto, nos próximos quatro anos, que implica na construção de um banco de dados com informações sobre o valor nutricional dos alimentos derivados de espécies da biodiversidade brasileira, com ênfase nas espécies da sociobiodiversidade e da agrobiodiversidade, entre outros aspectos.

Trata-se de iniciativa envolvendo todo o governo federal, em parceria com os Estados, para colocar em prática a prioridade da agenda de alimentação saudável. Marca, também, o início de um processo de construção dessa agenda no âmbito da Caisan para os próximos quatro anos. A expectativa dos organizadores do evento é iniciar uma pactuação formal com os estados já no primeiro semestre de 2016.

Pretende-se, com o pacto, promover a alimentação saudável dos brasileiros, aumentando-se a oferta de alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar e estimulando o consumo desses produtos pela população.

Participam do evento representantes do MMA e do MDS, além dos secretários executivos das Câmaras Intersecretariais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans estaduais), as referências estaduais de alimentação e nutrição do Sistema Único de Saúde (SUS), os coordenadores e profissionais dos estados que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), os delegados estaduais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as referências estaduais da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028-1165

 



Fim do conteúdo da página