Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quarta, 12 Agosto 2015 16:00

Juventude define plano para meio ambiente

“As várias formas de mudar o Brasil” é o tema da conferência voltada para brasileiros de 15 a 29 anos


Por: Tinna Oliveira - Editor: Marco Moreira

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) convida os brasileiros, preferencialmente os jovens de 15 a 29 anos, a participar da consulta pública do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA). A participação é feita por meio das etapas da 3ª Conferência Nacional da Juventude (ConfJuv).

A 3ª ConfJuv tem como tema “As várias formas de mudar o Brasil”. O objetivo é ouvir da juventude sobre “como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?”. Dentro desse contexto, o MMA convida os jovens a debater o Eixo Temático 10 da Conferência “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, por meio de Conferências Livres de Juventude e Meio Ambiente com o objetivo de aprimorar o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente.

CONTRIBUIÇÃO

A etapa nacional ocorre em dezembro, em Brasília, quando se reunirão os dois mil delegados eleitos nos Estados. Essa fase permite que a população dê a sua contribuição por meio dos encontros locais e, principalmente, por meio das conferências livres de juventude e meio ambiente.

Conferências livres são encontros de mobilização, organizados por qualquer pessoa, até 31 de outubro, em torno dos temas da conferência e elaboração de propostas para a plataforma digital. A consulta ao PNJMA após esse período poderá receber contribuições até 30 de novembro de 2015, pelo e-mail juventude.meioambiente@mma.gov.br.

O Plano Nacional da Juventude e Meio Ambiente está com o texto na integra disponível no manual orientador para realização das conferências livres de juventude e meio ambiente. “O MMA espera que os jovens apresentem sua contribuição afirmando o que é prioridade ou sugerindo ações inovadoras ao PNJMA e para colaborar a solucionar problemas socioambientais nos seus locais e territórios”, explica a coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte.

APLICATIVO

A plataforma digital é um aplicativo para celulares e tablets. Ao fazer o download do aplicativo nos aparelhos eletrônicos, qualquer pessoa pode apresentar propostas e discutir sobre o que está sendo debatido no ambiente digital, até 31 de outubro. Basta acessar o aplicativo “#3ConfJuv”, disponível para uso online em juventude.gov.br/conferencia ou para instalação nas lojas online de smartphones ou tablets Android ou iOS. As resoluções das conferências livres também serão cadastradas no aplicativo.

Os autores das 600 propostas que mais pontuarem no aplicativo serão convidados para a última etapa, em Brasília. O documento que visa subsidiar a construção do Plano Nacional de Juventude será discutido na Conferência a partir das propostas que receberem mais apoio dos usuários.

HISTÓRICO

O PNJMA é uma resposta do Governo Federal às propostas eleitas como prioridades nas conferências ao longo dos últimos anos. A 1ª Conferência Nacional de Juventude elegeu a bandeira “Sustentabilidade e Meio Ambiente” como 4ª prioridade da juventude brasileira em 2008.

Propostas de criação de uma ação de políticas públicas específicas de juventude e meio ambiente também foram eleitas como prioridades em outras quatro conferências (2ª Conferências Nacional de Juventude, 2ª, 3ª e 4ª Conferências Nacional de Meio Ambiente).

O PNJMA é resultado de um histórico de demandas da juventude e de elaboração da política pública de juventude e meio ambiente. Esse processo contou com a participação de um conjunto de atores ao longo dos últimos anos, especialmente os conselheiros nacionais de Juventude por meio do GT de Meio Ambiente do CONJUVE e por meio de consulta pública realizada pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído pelos Ministros da Educação, Meio Ambiente e da Secretaria Geral da Presidência da República.

Você pode conhecer o relatório final deste grupo de trabalho

Confira aqui a íntegra do Manual Orientador e participe!

Baixe o aplicativo (Android)

Saiba mais sobre a 3ª ConfJuv

 


http://juventude.gov.br/conferencia

Fim do conteúdo da página