Nos Estados

Os projetos estaduais de capacitação foram construídos a partir de referências nacionais e permitindo a adequação conforme as realidades e demandas regionais. Cada um dos estados participantes elaborou seu projeto envolvendo diversos atores estratégicos e os projetos foram pactuados nas Comissões Tripartites Estaduais.

Para melhor compreensão do processo desencadeado em cada estado, clique no nome do estado e veja como se deu a mobilização dos atores, a metodologia de capacitação, principais resultados e alguns depoimentos.

As principais estratégias de mobilização foram:

  • Envio de material de divulgação e convites para o evento de lançamento (Fax, correio convencional, correio eletrônico) às prefeituras, câmaras municipais e conselhos municipais de meio ambiente;
  • Identificação de entidades/lideranças da sociedade organizada e seus espaços ou fóruns de atuação;
  • Visitas aos municípios (pólos ou naqueles que já possuíam órgãos municipais de meio ambiente) para sensibilizar os gestores (prefeitos e secretários) para a importância e critérios de seleção do público alvo ( capacitandos).
  • Realização de evento de lançamentos do PNC nos municípios pólos e/ou na capital, sempre que possível com presença da Ministra Marina Silva, Governadores, Prefeitos e outras autoridades
  • Formação de Comissões Regionais
  • Comunicação via redes já criadas e articulação de outros coletivos locais;

Os estados executaram as capacitações de diferentes formas:

cursos concentrados ou distribuídas em etapas, (por níveis básico, intermediário ou avançado ou por temas específicos, conforme a realidade local).