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Planejamento Estratégico

Em 2013, o Ministério do Meio Ambiente iniciou a elaboração de seu Planejamento Estratégico com horizonte temporal de 2014 a 2022. Um importante passo no sentido da transformação de sua cultura organizacional foi dado, na busca por uma administração pública mais eficiente e profissional, sempre com foco no cidadão.

Por meio de um amplo processo participativo, em que dirigentes e servidores puderam expressar suas ideias, o MMA definiu seus grandes objetivos estratégicos que deve perseguir durante os próximos oito anos. A metodologia escolhida para orientar a formulação e implementação da estratégia foi o Balanced Scorecard (BSC), uma ferramenta já consagrada, inclusive no setor público, como uma eficiente maneira de comunicar e gerir os objetivos de uma organização.

Ao planejar, a organização aprende a definir suas metas, a traçar caminhos mais seguros para alcançá-las e a realizar constante monitoramento de seus compromissos. Assim, 2014 será o ano em que o MMA colocará em prática seus objetivos e metas pactuadas durante todo o processo de construção do seu planejamento estratégico. E é apenas com o pleno envolvimento e comprometimento de todos os servidores, em todos os níveis hierárquicos, que o alcance do que foi proposto poderá ser atingido.

A seguir, algumas definições fundamentais para o entendimento do planejamento estratégico.

Mapa Estratégico: É a representação visual da estratégia da instituição, em que cada componente se organiza de forma balanceada, sempre considerando a interação de causa e efeito entre eles. O mapa estratégico é composto por: missão, visão, perspectivas, objetivos estratégicos e valores.

Missão: É a razão de ser da instituição. O propósito de sua existência.

Visão: É a posição futura desejada pela instituição, como ela gostaria de ser vista pela sociedade ao final da estratégia definida para o período de 2014-2022.

Perspectivas: São os eixos onde se organizam os Objetivos Estratégicos da Instituição.

  • A perspectiva de resultados agrega as principais entregas à sociedade que a instituição quer produzir.

  • A perspectiva de compromisso com as partes interessadas são as demandas e as expectativas dos parceiros da instituição. É percebida no ambiente externo, ouvindo-se os principais atores e partes interessadas.

  • A perspectiva de processos internos associa quais são, prioritariamente, os processos que a instituição necessita buscar excelência operacional.

  • A perspectiva base para ação concilia os desafios que a instituição deve superar em questões relativas a recursos humanos, tecnologia e infraestrutura.

Objetivos Estratégicos: São os grandes desafios definidos para a instituição dentro do horizonte temporal de 2014-2022. Para cada objetivo, deve existir ao menos um indicador e meta que mensurem o seu desempenho ao longo do tempo.

Valores: São os princípios que regem os comportamentos e interações das pessoas da instituições.

Diretrizes: São grandes pilares orientadores que auxiliam a organização a estabelecer o foco de atuação no alcance da sua estratégia. Abaixo, as diretrizes estratégicas já definidas para o horizonte de 2014-2022:

   • Incorporar a dimensão ambiental nas políticas nacionais;

  • Integrar as políticas nacionais de meio ambiente e de recursos hídricos;

  • Atuar, de forma integrada, com os órgãos da administração pública, setor privado e sociedade civil;

  • Assegurar a conservação e o uso sustentável dos ativos ambientais que constituem os biomas brasileiros;

  • Contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento econômico que considere as variáveis socioambientais;

  • Assegurar a participação e o controle social na formulação e implementação das políticas ambientais;

  • Investir, continuamente, no desenvolvimento de capacidades que potencializem a atuação do MMA;

  • Contribuir para a elaboração e defesa das posições brasileiras nas negociações internacionais associadas às temáticas ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Acesse abaixo o Plano Estratégico para o período de 2014 a 2022 do MMA:

• Mapa Estratégico

Iniciativas e Indicadores Estratégicos - metas e iniciativas 

• Documento de Referência - informações gerais sobre o Planejamento Estratégico

• Portaria nº 159, de 11 de maio de 2016 - Planejamento Estratégico do MMA
























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