Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Copa Verde

Em decorrência do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério dos Esportes (ME) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 29 de abril de 2010, publicado no DOU, Seção 3, em 18 de maio de 2014, a Ministra do Meio Ambiente instituiu, por meio da Portaria nº 223, publicada no DOU, Seção 1, em 16 de junho de 2010, no âmbito do MMA, o Grupo de Trabalho (GT) para propor e articular ações de sustentabilidade ambiental para a Copa de 2014.

Nesse contexto, o MMA, por meio dos integrantes de seu GT, participou das instâncias de coordenação da Agenda Ambiental da Copa de 2014, a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), e os Núcleos Temáticos de Projetos (NTPs).

A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA iniciou, no final de 2012, a implementação de projeto de gestão de emissão dos gases de efeito estufa resultantes da realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O projeto foi fruto das discussões produzidas no Núcleo Temático sobre Mudança do Clima, com a participação do Governo Federal e dos Governos dos Estados e das cidades-sede da Copa, e firmou-se nos pilares de inventário, compensação e mitigação. 

Apresentamos o relatório final (english version) desse projeto que, além de ter sido exemplo de como transformar um campeonato de grande porte em evento de baixa emissão de GEE, configurou-se em uma importante experiência de articulação federativa no País.

VEJA TAMBÉM:

Fim do conteúdo da página