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Formulário EducaClima

Instruções para preenchimento do formulário de identificação de ações de educação e conscientização pública em mudança do clima

Esta página contém instruções para o preenchimento do formulário de identificação de ações de educação e conscientização pública relativas à temática da mudança do clima, da maneira mais ampla e abrangente possível. O formulário contém os seguintes campos:

a) Ações
b) Legislação
c) Publicações e sites
d) Cursos e eventos
e) Infográficos
f) Instituições parceiras
g) Foros de discussão
h) Comentários e sugestões

Nenhum campo é de preenchimento obrigatório.

A informação será analisada e publicada no EducaClima, portal do MMA sobre educação e conscientização pública em mudança do clima, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2017. O lançamento do EducaClima será no "Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas", 16 de março, em 2018.

Caso prefira o preenchimento do formulário online, basta clicar em enviar após preencher os campos de sua escolha. Se optar pelo documento do Word, baixe o arquivo, preencha os campos que desejar e envie o formulário para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

     


Instruções:

a) Ações

Indicação de ações realizadas pela instituição e que possam ser entendidas como de educação ou conscientização pública em mudança do clima. Sugere-se que sejam listadas ações ocorridas a partir de 01/01/2016 ou ações que se iniciaram antes de 01/01/2016 mas que continuaram ocorrendo em 2016 ou 2017. Informação desejável:

- Nome da ação;
- Ministério ou instituição responsável;
- Período de realização da ação (meses ou anos), ou período em que a ação foi iniciada/lançada (mês ou ano);
- Valor investido em educação sobre mudança do clima (R$);
- Pessoas afetadas/capacitadas (quantitativo);
- Breve resumo do que é a ação ou o que foi feito;
- Site da ação;
- Link de publicações relativas à ação;
- Frequência com que as publicações são lançadas;
- Contato dos responsáveis pela ação (setor institucional ou pessoa): nome (área ou pessoa), e-mail, telefone.


Exemplo 1:
Ação: Projeto de Siderurgia Sustentável.
Responsável: Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Governo de Minas Gerais; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Período: 2016 a 2019
Valor investido em educação sobre mudança do clima: -
Pessoas capacitadas: -
Resumo: “O projeto Siderurgia Sustentável é uma iniciativa alinhada às prioridades nacionais e estaduais com o objetivo de desenvolver uma cadeia de produção siderúrgica sustentável e de baixa emissão de gases de efeito estufa. Adicionalmente, exercerá um papel estratégico no cumprimento das contribuições pretendidas pelo Brasil para atingir a redução da emissão de gases de efeito estufa indicada no contexto do Acordo de Paris. Entre os resultados esperados, destacam-se:
- a criação e implementação de um arcabouço político favorável à produção de carvão limpo e eficiente utilizado pelo setor siderúrgico;
- o fortalecimento da base tecnológica e da capacidade humana;
- a criação de um mecanismo de apoio a novos investimentos baseado no monitoramento de desempenho.”
Site: http://www.mma.gov.br/clima/politica-nacional-sobre-mudanca-do-clima/siderurgia-sustentavel
Publicações: -
Frequência das publicações: -
Contato: PNUD, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Exemplo 2:
Ação: Calculadora 2050 Brasil.
Responsável: Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com o Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Embaixada Britânica no Brasil e COPPE/UFRJ.
Período: lançada em novembro/2016
Valor investido em educação sobre mudança do clima: -
Pessoas capacitadas: -
Resumo: “A Calculadora 2050 é uma ferramenta que permite a construção de diferentes cenários energéticos para o horizonte até 2050. Para cada cenário, apresenta seu impacto em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), composição da matriz energética, dependência externa de energia, representados em gráficos e tabelas gerados automaticamente. Através do balanço entre oferta e demanda de energia e de medidas de expansão da oferta e eficientização da demanda, a Calculadora 2050 permite identificar uma série de cenários possíveis para o futuro. Os resultados dos cenários abrem uma discussão sobre o futuro do sistema energético nacional e áreas com maior potencial de mitigação de emissões de GEE.”
Site: http://calculadora2050.epe.gov.br/calculadora.html
Publicações: -
Frequência das publicações: -
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

b) Legislação

- Atos legislativos (leis, decretos, portarias, etc.) federais, estaduais, distritais ou municipais relacionados com a temática da mudança do clima em geral (não apenas educação), com atuação nas causas da mudança do clima (mitigação), em seus efeitos (adaptação) ou nos meios de implementação.


Exemplos:

- Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC e dá outras providências.

- Lei nº 13.033, de 24 de setembro de 2014. Dispõe sobre a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado com o consumidor final; altera as Leis nos 9.478, de 6 de agosto de 1997, e 8.723, de 28 de outubro de 1993; revoga dispositivos da Lei no 11.097, de 13 de janeiro de 2005; e dá outras providências.

- Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana para Mitigação da Mudança do Clima (PSTM), Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e Ministério das Cidades.

- (Estado de São Paulo) Lei nº 13.798, de 09 de novembro de 2009. Institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas - PEMC.

- (Estado de São Paulo) Decreto nº 55.947, de 24 de junho de 2010. Regulamenta a Lei nº 13.798, de 9 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

c) Publicações e Sites

- Indicação de livros/cartilhas/revistas relacionados com a temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome do livro/cartilha/revista, autor, ano, editora e site da publicação (se houver);

- Indicação de estudos relacionados com a temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome do estudo, autores, ano, instituição e site (se houver);

- Indicação de filmes/vídeos relacionados com a temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome do filme/vídeo, ano, e se há um link com disponibilidade do filme/vídeo na internet;

- Indicação de teses de mestrado e doutorado relacionados com a temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome da publicação, autor(es), ano instituição de ensino, e se há um link com disponibilidade da publicação na internet; outra opção é indicar somente a instituição de ensino e respectivo link para a área de teses de mestrado e doutorado que incluam o tema da mudança do clima;

- Indicação de instituições (governamentais, não-governamentais ou empresariais) que disponibilizem newsletters de temáticas relacionadas com a mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome da instituição e o respectivo site ou e-mail para cadastro na newsletter;

- Indicação de sites da própria instituição ou outros que sejam relacionados com educação ou conscientização pública em mudança do clima.


Exemplos:

- LIVRO “Mudança do clima – avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”, FIESP, 2017. Disponível em http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/mudanca-do-clima-avaliacao-dos-reflexos-das-metas-de-reducao-de-emissoes-sobre-a-economia-e-a-industria-brasileira/

- LIVRO “Mudança do clima no Brasil – aspectos econômicos, sociais e regulatórios”. IPEA, 2011. Editores: Ronaldo Seroa da Motta, Jorge Hargrave, Gustavo Luedemann, Maria Bernardete Samiento Gutierrez. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=10196

- ESTUDO “Aquecimento Global e a Produção Agrícola no Brasil”, Embrapa e Unicamp, com apoio da Embaixada Britânica, 2008, Hilton Silveira Pinto e Eduardo Delgado Assad, disponível em 
http://www.agritempo.gov.br/climaeagricultura/

- FILME “Naturalmente Ambiental – Educadores Ambientais”, Circuito Tela Verde – Ministério da Cultura e Ministério do Meio Ambiente, 2016. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PiZL1zOy50o&;t=9s

- VÍDEOS “Transformação do Mercado de Eficiência Energética em Edifícios”, Projeto Eficiência Energética em Edificações (Projeto 3E), MMA, 2016. Disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PL1x_JPbKGmcyYNZajk1LlsDjyaRKsVPUY

- NEWSLETTER Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), cadastro pelo site http://www.ubrabio.com.br


- NEWSLETTER Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), cadastro pelo site http://www.unica.com.br/

- TESES sobre meio ambiente da UNIP (Universidade Paulista), disponíveis em https://www.unip.br/ensino/pos_graduacao/strictosensu/lab_producao_meioambiente/realizacoes_academicas.aspx

- SITE “Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE)”, MCTIC. http://sirene.mcti.gov.br/

- SITE “O Brasil e a Convenção”, MCTIC. http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4002/O_Brasil_e_a_Convencao.html

d) Cursos e Eventos

- Indicação de cursos disponíveis online ou presenciais, palestras, seminários ou outros eventos sobre temáticas relacionadas com a mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome do curso, instituição e link do site (se for curso presencial, palestra, seminário ou evento informar também datas, locais e frequência de realização).


Exemplos:

- CURSO “Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal”, ENAP, disponível em http://www.enap.gov.br/web/pt-br/sobre-curso?p_p_id=enapvisualizardetalhescurso_WAR_enapinformacoescursosportlet&;p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_r_p_564233524_idCurso=2848

e) Infográficos

- Indicação de sites ou publicações que contenham gráficos relacionados com a temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação). Deve conter o nome do site ou publicação, instituição e link (se possível);

- Sugestões de gráficos a serem elaborados pela equipe do MMA, por interesse da instituição consultada. Podem ser ideias de comparativos de informação ou redesenho de gráficos já existentes. Deve conter o nome do gráfico, informação sobre o que se espera mostrar e fonte de origem da informação.


Exemplos:

- Participação nas emissões líquidas de gases de efeito estufa por setor para os anos 2005, 2010 e 2014 – “Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil”, MCTIC, 2016, página 11, disponível em http://sirene.mcti.gov.br/documents/1686653/1706227/LIVRO_MCTIC_EstimativaDeGases_Publica%C3%A7%C3%A3o_210x297mm_FINAL_WEB.pdf/61e78a4d-5ebe-49cd-bd16-4ebca30ad6cd

- Sugere-se gráfico do total de emissões nacionais de gases de efeito estufa divididos pela população, as emissões per capita do país.

f) Instituições Parceiras

- Indicação de instituições parceiras que atuem na temática da mudança do clima em geral (mitigação, adaptação ou meios de implementação) e respectivo site, se houver. Podem ser ministérios, órgãos vinculados, universidades, organizações não-governamentais, fóruns, associações, etc.


Exemplos:

- Ministério do Meio Ambiente, www.mma.gov.br 

- Greenpeace, http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

- Engajamundo, http://www.engajamundo.org/

- Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), http://www.iicabr.iica.org.br/

- Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), https://www.embrapa.br/

- Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), https://forumbrasilclima.org/.

g) Foros de Discussão

- Indicação de grupos ou foros de discussão que a instituição participe e que envolvam a temática da mudança do clima.


Exemplos:

- Grupo Executivo sobre Mudança do Clima (GEx) do Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM);

- Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA), que reúne MMA e suas vinculadas (IBAMA, ICMBio, ANA, Serviço Florestal Brasileiro e Jardim Botânico do Rio de Janeiro);

- Comitê Interministerial da Política de Juventude (COIJUV).

h) Comentários e Sugestões

- Quaisquer comentários ou sugestões para o site de educação e conscientização pública em mudança do clima.



- Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

- Outras informações em nossa página de Educação e Conscientização Pública sobre mudança do clima.