BOLETIM DA CNMA
Número 23
10 de janeiro de 2008

 

The Guardian coloca Marina Silva entre os 50 mais influentes 

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi citada em uma lista preparada pelo jornal britânico The Guardian como uma das personalidades mais influentes da área ambiental. A relação das "50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta" foi divulgada no dia 5, e é resultado de uma ampla consulta realizada com diversos especialistas, como o cientista e consultor sobre mudanças climáticas do governo britânico, Bob Watson, e a ecologista indiana Vandana Shiva.

Segundo o jornal, durante a gestão da ministra, o desmatamento na Amazônia caiu 75% e somente no ano passado 1.500 empresas que atuavam de forma irregular foram desconstituídas. O The Guardian também cita os mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira ilegal apreendidos em 2007.

Marina Silva é a única latino-americana da lista, que traz ainda nomes como os do ex-vice-presidente americano Al Gore, da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, do geneticista americano Craig Venter, do prefeito de Londres, Ken Livingstone, entre outros.

O jornal também destacou a história de vida da Ministra, filha de um seringueiro brasileiro, que passou a infância coletando látex da floresta amazônica e protestando contra a destruição provocada pelos madeireiros ilegais. "Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia", diz o texto.


Seduc/PA promove seminário sobre meio ambiente

Será realizado nesta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará, o seminário de nivelamento para a III Conferência  Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo é orientar sobre as metodologias que deverão ser utilizadas na realização das conferências nas escolas.


O encontro organizado pela SEDUC contará com a participação de 50 pessoas, entre coordenadores, gestores, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente.

Cerca de 2.600 estudantes de 5ª a 8ª séries receberão um manual
do Ministério da Educação (MEC), com orientação sobre as onferências, que acontecerão até julho. 

As escolas que promoverem estes encontros estarão credenciadas a apresentar seus trabalhos nas Conferências Municipais, que serão realizadas em maio e junho. De agosto a setembro, ocorrerão as conferências regionais. Já a estadual, será em outubro e elegerá 27 delegados para a CNIJMA, que acontecerá em novembro em Brasília.

Realizada desde 2003 pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC), a
CNIJMA é um marco na construção das políticas públicas de meio ambiente no país.

 

   

Conferências do Meio Ambiente mobilizam o interior sergipano

Sergipe começa o ano com forte mobilização no interior do estado. Em janeiro serão realizadas mais 54 conferências municipais. Aracaju realiza sua conferência no dia 15 de fevereiro. 

Em novembro e dezembro de 2007, o estado contabilizou  20 plenárias municipais. Estima-se que 2.500 pessoas - representantes do setor governamental, empresarial e da sociedade civil – já participaram dos debates. Entre os temas abordados estão a criação de áreas de preservação, arborização das cidades, despoluição de nascentes de rios e mananciais e disposição das embalagens de agrotóxicos. 

De acordo com o coordenador da conferência estadual de Sergipe, Lício Vieira, as conferências têm reforçado a participação popular no planejamento das políticas públicas do estado.



"Esse processo representa um momento de inserção ambiental no cotidiano das comunidades e até mesmo dos governos municipais”, conclui. 

A etapa municipal é preparatória para a II Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para 13 de março, na capital sergipana. O próximo passo é a realização das Conferências Regionais, que abrangerão os oito territórios de Sergipe: Alto Sertão, Médio Sertão, Sul Sergipano, Centro Sul, Leste Sergipano, Agreste Central, Baixo São Francisco e Grande Aracajú.

No total, serão eleitos 750 delegados que representarão as demandas das suas cidades durante a Conferência Estadual. Destes, 30 serão escolhidos para participar da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorrerá maio, em Brasília.

Manaus poderá ter plano de controle de poluição de veículos

A Prefeitura de Manaus trabalha na elaboração de um plano de controle de poluição gerada por veículos. O projeto, que pode se tornar decreto municipal caso seja aprovado pela Câmara Municipal de Manaus, será debatido na II Conferência Municipal de Meio Ambiente, prevista para os dias 28 e 29 de fevereiro.

Durante a conferência, também será apresentado o resultado das medições de poluição veicular (qualidade do ar), realizadas desde dezembro de 2007 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Para o gerente de Fiscalização da Coordenadoria de Qualidade e Controle

Ambiental da  Semma, Carlos Queiroz, o plano desenvolvido e encaminhado a Procuradoria Geral do Município (PGM), permitirá posteriormente a criação do “Programa de Controle de Poluição de Veículos em Uso”. 

O programa prevê a regulamentação de atividades de monitoramento e fiscalização dos índices de emissão de partículas poluentes na atmosfera, como forma de atender a Resolução 003/90 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina o limite máximo de 47% de gases poluentes.

*Com informações da SEMMA

 
 
Coordenação da III CNMA: Hamilton Pereira
(Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental/Coordenador Nacional), Pedro Ivo Batista (Diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental/Coordenador Geral) e Geraldo Vitor de Abreu (Coordenador Executivo) Equipe de Comunicação:
Christiane Telles e Suzane Durães
Contato: imprensa.cnma@mma.gov.br e (61) 3317 1067
www.mma.gov.br/conferencianacional