BOLETIM DA CNMA
Número 16
05 a 12 novembro de 2007


 
Paraná publica
deliberações da II CEMA

O Paraná iniciou um trabalho pioneiro de apresen- tação e acompanhamento da implemantação das deliberações da II Conferência Estadual do Meio Ambiente (CNMA), realizada em 2005. Os interessados poderão acompanhar as realizações pelo site da III CEMA, no endereço : www.conferenciaestadualdomeioambiente.pr.gov.br. 

As deliberações estão divididas por temas, com a descrição da ação, esfera de competência, justificativa e situação atual.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o trabalho vai continuar após a plenária nacional da III CNMA, que será realizada em 2008. Segundo ele haverá uma avaliação trimestral junto aos delegados da III CEMA sobre a situação das propostas. "As deliberações têm legitimidade, já que são oriundas da discussão feita pela sociedade. O estado é um instrumento da vontade da sociedade e tem o dever de implementar políticas públicas decididas por ela".

Uma das deliberações da II CEMA, por exemplo, é a implementação da Agenda 21 nos municípios, bairros e escolas do Estado. Em outubro passado, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou o Pacto 21 Universitário. Segundo Rasca, a iniciativa trará uma qualificação no debate sobre a preservação ambiental. "Isso coloca a ciência a serviço dos desejos da sociedade em relação ao meio ambiente", diz o secretário.


Outra deliberação aprovada é a capacitação de pessoas para a educação ambiental. A iniciativa foi implementada por meio do Projeto Paraná Biodiversidade, Comitês de Bacias e Programa Desperdício Zero. "Temos interesse em participar de atividades relacionadas à questão ambiental. Todos os setores devem debater sobre o meio ambiente e buscar soluções", afirma Indianara Pires, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). "A conferência é válida, pois permite que as comunidades participem desse processo com direito à voz e voto de propostas".

Curtas

Piauí - O Piauí fechou a data para sua conferência estadual: 21 e 22 de dezembro. O encontro será precedido de seis plenárias regionais, todas em novembro: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom jesus e São Raimundo Nonato.

Paraíba - O Cariri paraibano já realizou 14 conferências municipais até agora. Os organizadores acreditam que, apenas na região, a participação chegue a 1.500 pessoas. O estado terá seis plenárias regionais e a estadual está prevista para março de 2008.

Redução de IPI - O Deputado Federal Paulo Teixeira, membro  da Comissão Organizadora Nacional da III CNMA, reapresentou a proposta de Emenda Constitucional que propõe que a indústria brasileira tenha redução na base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pelo projeto, o indíce de redução deverá ser igual a porcentagem de material reciclado utilizado em cada produto.A mudança foi originalmente proposta pelo atual secretário de Recursos Hídricos do MMA, Luciano Zica. 

DF -
O Coletivo  Jovem de Meio Ambiente  do Distrito Federal está engajado na mobilização da CNMA. O grupo vai fazer articulação junto ao Fórum das ONGs ambientalistas do DF, no Institututo de Desenvolvimento Ambiental e na Central Única das Favelas. Além disso, haverá divulgação durante a Conferencia Livre de Juventude, que será realizada dia 24/11.

Errata-
A matéria "Vale do Rio Cuiabá debate mudanças climáticas ", publicada no Boletim nº 15, cita que 12 municípios participaram da Conferência Regional do Vale do Rio Cuiabá. Retificamos que apenas quatro municípios estiveram presentes, sendo: Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste e Poconé.

   

Praia de Ponta Negra, em Natal

RN  faz planejamento
para mobilização

A Comissão Organizadora Estadual do Rio Grande do Norte avança no planeja-
mento da conferência de meio ambiente. No último dia 30/10, os membros da COE se reuniram e fecha- ram uma proposta de trabalho. 

Entre os principais encaminhamentos está a definição de sete regionais:  Pau dos Ferros, Assu, Macau, Santa Cruz, Caicó, Natal e João Câmara, envolvendo cerca de 170 municípios
As datas dos encontros ainda necessitam de confirmação, mas devem ocorrer  até dezembro.

Os integrantes da COE também se organizaram em três comissões:
comunicação e mobi- lização, sistematização e organização
.

Alem disso, foi discutido e previsto o lançamento da conferência para 14/11, em Natal, com a assinatura de Decreto do governo instituindo a III Conferência Estadual.

O tema escolhido é "Mudanças Climáticas no RN" e terá como base o Proclima, o Plano de Mudanças Climáticas do Estado, que já está em fase de elaboração.

Municipais de RR
seguem até fevereiro


O ciclo de conferências municipais de meio ambiente no Estado de Roraima foi iniciado na última quinta-feira,30/10, na cidade de Amajari. No total, 11 municípios já têm programação agendada.

A realização das conferências está a cargo da Comissão Organizadora Estadual (CEO), formada por 17 instituições, entre elas, a Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia (Femact), Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA), Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Federação das Indústrias de Roraima (Fier) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Participam ainda da CEO, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Indígena de Roraima (CIR), 

Secretaria Estadual de Educação, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Estadual de Roraima (UER), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e Fórum Popular.

As propostas elaboradas nas Conferências Municipais serão apresentadas na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontece de 12 a 14 de março de 2008. 

Celandário

01/11 – Alto Alegre;
06/11 – São Luiz do Anauá e Normandia;
07/11 – São João do Baliza;
08/11 – Pacaraima;
09/11 – Caroebe e Rorainópoles;
12/11 -Mucajaí
14/11 -Iracema;
23/11 -Bomfim;
26/11 -Cantá;
28/11 – Caracarí;
20 a 22/02-  Boa Vista


Pará aprova regimento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente(Sema) do Pará aprovou, na última semana, o regimento das conferências municipais e da III Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento está programado para os dias 7 e 9 de março de 2008, em Belém, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Hangar, onde são esperados cerca de 1.200 delegados de todo Pará.

Na semana passada, o Diretor de Cidadania e Responsabilidade Socio-
ambiental

 

do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, em visita ao secretário de Meio Ambiente, Valmir Ortega, ressaltou que as deliberações da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), contribuirão para compor o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, em elaboração pelo Governo Federal. "Por isso é importante que todos participem da estapa estadual, que elege delegados para a plenárias nacional", disse. 



 
Coordenação da III CNMA: Hamilton Pereira
(Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental),
Pedro Ivo Batista (Diretor de Cidadania e Responsabilidade
Socioambiental) e Geraldo Vitor de Abreu (Coordenador Executivo) Equipe de Comunicação:
Christiane Telles, Gisele Teixeira e Suzane Durães
Contato: imprensa.cnma@mma.gov.br e (61) 3317 1067
www.mma.gov.br/conferencianacional