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In√≠cio do conte√ļdo da p√°gina

Histórico Mundial

 


- S√ČCULO XIX -

1869 Ernst Haeckel, prop√Ķe o voc√°bulo ‚Äúecologia‚ÄĚ para os estudos das rela√ß√Ķes entre as esp√©cies e seu ambiente. 1872 Cria√ß√£o do primeiro parque nacional do mundo ‚ÄúYellowstone‚ÄĚ, USA



- S√ČCULO XX -
1947 Funda-se na Suíça a UICN- União Internacional para a Conservação da Natureza 1952 Acidente de poluição do ar em Londres provoca a morte de 1600 pessoas


- anos 60 -



1962 Publica√ß√£o da ‚ÄúPrimavera Silenciosa‚ÄĚ por Rachel Carlson

1965 √Č utilizada a express√£o ‚ÄúEduca√ß√£o Ambiental‚ÄĚ (Enviromental Education) na ‚ÄúConfer√™ncia de Educa√ß√£o‚ÄĚ da Universidade de Keele, Gr√£-Bretanha

1966 Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos - Assembléia Geral da ONU

1968 Funda√ß√£o do Clube de Roma 1968 Manifesta√ß√Ķes de Maio de 68 na Fran√ßa



- anos 70 - 


1972 Publica√ß√£o do Relat√≥rio ‚ÄúOs Limites do Crescimento‚ÄĚ - Clube de Roma 

1972 Confer√™ncia de Estocolmo - Discuss√£o do Desenvolvimento e Ambiente, Conceito de Ecodesenvolvimento. Recomenda√ß√£o 96 Educa√ß√£o e Meio Ambiente 1973 Registro Mundial de Programas em Educa√ß√£o Ambiental -USA 

1974 Semin√°rio de Educa√ß√£o Ambiental em Jammi, Finl√Ęndia - Reconhece a Educa√ß√£o Ambiental como educa√ß√£o integral e permanente

1975 Congresso de Belgrado - Carta de Belgrado estabelece as metas e princípios da Educação Ambiental

1975 Programa Internacional de Educação Ambiental - PIEA

1976 Reuni√£o Subregional de EA para o ensino Secund√°rio Chosica Peru. Quest√Ķes ambientais na Am√©rica Latina est√£o ligadas √†s necessidades de sobreviv√™ncia e aos direitos humanos.

1976 Congresso de Educa√ß√£o Ambiental Brasarville, √Āfrica, reconhece que a pobreza √© o maior problema ambiental.

1977 Conferência de Tbilisi - Geórgia, estabelece os princípios orientadores da EA e remarca seu caráter interdisciplinar, critico, ético e transformador.

1979 Encontro Regional de Educação Ambiental para América Latina em San José , Costa Rica.



- anos 80 -

1980 Semin√°rio Regional Europeu sobre EA , para Europa e Am√©rica do Norte. Assinala a import√Ęncia do interc√Ęmbio de informa√ß√Ķes e experi√™ncias. 

1980 Semin√°rio Regional sobre EA nos Estados √Ārabes, Manama, Bahrein. UNESCO _ PNUMA.

1980 Primeira Confer√™ncia Asi√°tica sobre EA Nova Delhi, √ćndia 1987 Divulga√ß√£o do Relat√≥rio da Comiss√£o Brundtland, Nosso Futuro Comum.

1987 Congresso Internacional da UNESCO - PNUMA sobre Educa√ß√£o e Forma√ß√£o Ambiental - Moscou. Realiza a avalia√ß√£o dos avan√ßos desde Tbilisi , reafirma os princ√≠pios de Educa√ß√£o Ambiental e assinala a import√Ęncia e necessidade da pesquisa, e da forma√ß√£o em Educa√ß√£o Ambiental .

1988 Declaração de Caracas . ORPAL - PNUMA, Sobre Gestão Ambiental em América Denuncia a necessidade de mudar o modelo de desenvolvimento .

1989 Primeiro Seminário sobre materiais para a Educação Ambiental . ORLEAC - UNESCO - PIEA. Santiago, Chile.

1989 Declara√ß√£o de HAIA, preparat√≥rio da RIO 92, aponta a import√Ęncia da coopera√ß√£o internacional nas quest√Ķes ambientais.


- anos 90 -

1990
Confer√™ncia Mundial sobre Ensino para Todos, Satisfa√ß√£o das necessidades b√°sicas de aprendizagem, Jomtien, Tail√Ęndia. Destaca o conceito de Analfabetismo Ambiental 1990 ONU Declara o ano

1990 Ano Internacional do Meio Ambiente. 1991 Reuni√Ķes preparat√≥rias da Rio 92.

1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 - Criação da Agenda 21
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis
FORUN das ONG’s - compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente.
Carta Brasileira de Educação Ambiental . Aponta as necessidades de capacitação na área. MEC.

1993 Congresso Sul-americano continuidade Eco/92 - Argentina 1993 Conferência dos Direitos Humanos. Viena.

1994 Conferência Mundial da População. Cairo 1994 I Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental. Guadalajara, México.

1995 Conferência para o Desenvolvimento Social. Copenhague.
Cria√ß√£o de um ambiente econ√īmico-pol√≠tico-social-cultural e jur√≠dico que permita o desenvolvimento social.

1995 Conferência Mundial da Mulher / Pequim

1995 Conferência Mundial do Clima. Berlim 1996 Conferência Habitat II Istambul.

1997 II Congresso Ibero-americano de EA . Junho Guadalajara, México.

1997 Conferência sobre EA em Nova Delhi.

1997 Confer√™ncia Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade : Educa√ß√£o e Conscientiza√ß√£o P√ļblica para a Sustentabilidade, Thessaloniki, Gr√©cia.

1999 √Č lan√ßada a revista T√≥picos en Educaci√≥n Ambiental, uma publica√ß√£o internacional editada no M√©xico, que cont√©m informa√ß√Ķes sobre as variadas vertentes e √°reas da educa√ß√£o ambiental.

- anos 2000 -

2002

Em dezembro, a Assembl√©ia Geral das Na√ß√Ķes Unidas, durante sua 57¬™ sess√£o, estabeleceu a resolu√ß√£o n¬ļ 254, declarando 2005 como o in√≠cio da D√©cada da Educa√ß√£o para o Desenvolvimento Sustent√°vel, depositando na Unesco a responsabilidade pela implementa√ß√£o da iniciativa.


2003

Durante a XIV Reuni√£o do Foro de Ministros de Meio Ambiente da Am√©rica Latina e Caribe, em novembro no Panam√°, √© oficializado o PLACEA, o Programa Latino-americano e Caribenho de Educa√ß√£o Ambiental, que teve como principal protagonista a Venezuela, e como foro de discuss√Ķes, a s√©rie dos congressos ibero-americano de educa√ß√£o ambiental.



Em novembro √© realizada na Venezuela, a reuni√£o de trabalho de especialistas em gest√£o p√ļblica da educa√ß√£o ambiental na Am√©rica Latina e Caribe, que elaborou o plano de implementa√ß√£o do PLACEA, de modo articulado com a Iniciativa Latino-americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustent√°vel.



Em janeiro é criada em Portugal, durante as XII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a Rede Lusófona de Educação Ambiental, reunindo educadores ambientais brasileiros, portugueses e outras nacionalidades de língua portuguesa.

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