Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Unidades de Conservação

Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - ENCEA

A ENCEA é considerada um instrumento orientador que deve ser efetivamente utilizado por todos gestores e demais atores e instituições envolvidos com o planejamento e a execução de ações de comunicação e educação ambiental em unidades de conservação e seu entorno. É importante frisar que esta política pública deve se caracterizar como um primeiro passo para que a elaboração de documentos e políticas abranjam a diversidade de áreas destinadas à conservação ambiental e à ocupação por minorias étnicas.

Vários documentos versam sobre a importância e necessidade de implementação e fortalecimento de ações de educação ambiental e comunicação em unidades de conservação. Esta estratégia aponta para o potencial transformador dessas ações, possibilitando que a sociedade conheça a necessidade e oportunidade das UC's, enquanto espaços privilegiados para a conservação da biodiversidade, manutenção da qualidade de vida e, portanto, para o progresso social. Capacitar e envolver as comunidades do entorno e interior de UC's é iniciativa relevante para que as mesmas se corresponsabilizem pela gestão destes espaços, beneficiando-se de sua integridade ou o seu uso sustentável. Estes são pilares para uma política pública cujo desafio é a conservação e a sustentabilidade em nosso país.

Implementação e fortalecimento da ENCEA
Para dar continuidade no processo uma consultoria foi contratada com o propósito de desenvolver estudo e conteúdo técnico que contribua com o fortalecimento e a promoção de ações integradas e articuladas de educação ambiental e comunicação no âmbito das unidades de conservação, para que as diretrizes e ações relativas a ENCEA sejam efetivamente implementadas e avaliadas, como um instrumento potencializador da inclusão e participação social em unidades de conservação, promovendo sua consolidação. Os trabalhos da consultoria estão sendo desenvolvidos desde setembro de 2014 com previsão de término para o primeiro semestre de 2015.

Metodologia De Elaboração
A metodologia de elaboração da ENCEA é redesenhada e aprimorada constantemente pelos membros do Grupo de Trabalho e prevê momentos de participação e envolvimento que abarquem a diversidade de sujeitos que pensam e atuam com educação ambiental e com comunicação em Unidades de Conservação brasileiras.
As etapas previstas para a construção desta estratégia incluem mapeamento de atores e instituições potencialmente parceiros, elaboração de um diagnóstico contínuo da comunicação e da educação ambiental nas Unidades de Conservação e entorno, em todas as regiões e setores da sociedade, e a publicação deste material de forma a subsidiar as discussões em torno das reais necessidades e potencialidades das e nas UC's e entorno para desenvolver atividades de Educação Ambiental e de Comunicação.
O processo de elaboração da ENCEA prevê ainda a realização de oficinas específicas com membros dos 3 âmbitos de governo e sociedade organizada, uma fase de consulta pública presencial e virtual. Após sistematizada uma primeira versão do documento da estratégia está prevista uma fase de avaliação do período de construção do documento e de planejamento de implementação da ENCEA por meio de apoio e estímulo à elaboração de Planos de Ação (federal, estaduais e municipais).


VERSÃO FINAL DA ENCEA

Uma nova versão da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA) foi gerada a partir da análise e da sistematização das diversas sugestões e contribuições encaminhadas em Oficinas realizadas pelo país.

Para acessar a versão final do diagnóstico, clique aqui.


 Histórico do Processo de Elaboração da ENCEA

Fim do conteúdo da página