Eleições CNEA/CONAMA - Biênio 2013/2015

Resultado final da Eleição das Entidades Ambientalistas do CNEA ao CONAMA - Biênio 2013/2015

-
Documento com o resultado final

_____________________________________________________________________________________

Publicada a Ata da apuração dos votos para as entidades ambientalistas que ocuparão as vagas destinadas ao Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que aconteceu nesta segunda-feira (04;02), com transmissão pela internet. Foram eleitas 11 entidades ambientalistas, sendo duas para cada região do país e uma de âmbito nacional, para o mandato de dois anos (2013/2015). O total dos votos distribuído por todas as entidades candidatas também foram disponibilizadas aos interessados.

A entidade de âmbito nacional mais votada foi o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental - PROAM, de São Paulo. As entidades mais votadas para representar as regiões do país foram: Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas e Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba - Sodemap (Sudeste); ONG Sócios da Natureza e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte - APROMAC (Sul); Sociedade Nordestina de Ecologia e Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (Nordeste); SOS Amazônia e Associação Andiroba (Norte); e, Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos - Ecotrópica e Instituto Brasil Central - Ibrace (Centro-Oeste).

A representação dos ambientalistas no CONAMA cumpre importante função em plenário e nas câmaras técnicas, sempre na defesa de aspectos da agenda ambiental mais destacados pela sociedade civil de todo o país. Para tanto, negocia e dialoga com os demais segmentos do conselho, como o setor governamental, o setor empresarial, as populações tradicionais e indígenas, além dos sindicatos de trabalhadores, que também têm assento neste conselho que, entre os participativos, é o mais antigo da república, criado por lei em 1981. Segundo o seu patrono e até hoje conselheiro, Paulo Nogueira-Neto, trata-se de um verdadeiro “parlamento verde”.A Portaria n° 281 que rege todo o processo, foi publicada no dia 14 de agosto de 2012, no Diário Oficial da União, seção 1, página 36.

As entidades candidatas foram amplamente divulgadas desde o final do ano passado, conforme prazo estabelecido por essa Portaria. Os prazos para votação se encerraram em 25 de janeiro de 2013, para a postagem da cédula eleitoral via correio e para entrega do envelope contendo a cédula eleitoral na Seção de Protocolo, Arquivo, Reprografia e Documentação do Ministério do Meio Ambiente; e em 03 de fevereiro de 2013, para a votação eletrônica.

O prazo para apresentação de recursos à Comissão Eleitoral é o próximo dia 8 de fevereiro, sendo proclamado o resultado final das eleições no próximo dia 18 de fevereiro.

Clique aqui e confira o resultado provisório.  


Mais informações pelo telefone (61) 2028-1706/1207 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


_____________________________________________________________________________________________

Atualização Dados Cadastrais

Car@ Ambientalista,

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Administração do Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), convoca as Entidades Ambientalistas a atualizarem seus dados cadastrais (endereço, telefone, e-mail), em virtude da Eleições CNEA/CONAMA, para o biênio 2013/2015.

Os representantes eleitos ocuparão as vagas dos ambientalistas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A atualização poderá ser feita pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Contamos com a participação de todas as entidades.

Mais informações pelo telefone (61) 2028-1706 ou pelo site do Conama