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PROJETO SALAS VERDES


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APRESENTAÇÃO

CHAMADA PARA INSCRIÇÃO NO CURSO FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESPAÇOS EDUCADORES


O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente convida todos os espaços educadores que atuam com educação ambiental a participarem do curso Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores, desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais, de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país.

Esse processo formativo busca oferecer às equipes pedagógicas, a oportunidade de refletir e aprimorar a sua prática educativa, fortalecendo a atuação do espaço educador em que atua. 

A novidade deste ano é que o curso será aberto para todas as instituições, especialmente para aquelas que desejam fazer parte do Projeto Salas Verdes. Ao longo do curso essas instituições poderão qualificar a sua equipe pedagógica e desenvolver o seu Projeto Político Pedagógico para submissão no Edital do Projeto Salas Verdes, que será lançado em DEZEMBRO, logo após o encerramento do curso.


O curso Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores integra as ações do Projeto Salas Verdes, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental que incentiva à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

CONTEÚDO DO CURSO



Os temas do curso foram propostos a partir da pesquisa realizada com as Salas Verdes, com base nos desafios apontados em relação às questões técnicas, pedagógicas e organizacionais. O conteúdo está organizado em quatro módulos:

Módulo 1 -  Introdução e Fundamentos de Educação Ambiental;
Módulo 2-  Planejamento e fortalecimento do espaço educador;
Módulo 3-  Fundamentos para a prática pedagógica e métodos pedagógicos; e
Módulo 4 -Práticas de Educação Ambiental: cardápio de atividades pedagógicas.


O curso faz parte do projeto de cooperação técnica firmado entre o MMA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que permitiu a contratação de consultorias que auxiliaram a equipe do Ministério na elaboração dos conteúdos e na sua transposição para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).


INSCRIÇÃO

Com o objetivo de contribuir com a formação das equipes, os espaços educadores podem divulgar o curso para que educadores que atuam em instituições parceiras também realizem o curso.

As inscrições serão realizadas no período de 14 a 23 de agosto de 2017 por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MMA (ava.mma.gov.br).

REALIZAÇÃO



REALIZAÇÃO DO CURSO

O curso será realizado de forma online pelo site do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (ava.mma.gov.br), a plataforma de educação a distância do Ministério do Meio Ambiente. 

O curso será oferecido coordenadores e equipes pedagógicas de instituições que atuam com educação ambiental, principalmente aquelas que tem interesse em ter uma sala verde, incluindo gestores e servidores públicos, representantes de organizações da sociedade civil, de acordo com a natureza da instituição.

O curso terá carga horária de 60 horas e será realizado de agosto/17 a Novembro/17 (período: 24/08/2017 a 24/11/2017).


RESUMO

Curso: Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores

Objetivo: Oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais, de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país.

Público-alvo: Coordenadores e equipes pedagógicas de instituições e espaços que atuam com educação ambiental.

Carga horária: 60 horas

Site: http://ava.mma.gov.br/ 


CRONOGRAMA




CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES: DE 14 a 23 DE AGOSTO DE 2017
INÍCIO DO CURSO: 24 DE AGOSTO DE 2017
ENCERRAMENTO: 24 DE NOVEMBRO DE 2017


 

CONTATOS




MAIORES INFORMAÇÕES:

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Telefones: (61) 2028-1569 / (61) 2028-1570 / (61) 2028-3269 / (61) 2028-1328






 


1. O PROJETO

O Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.

O Projeto Salas Verdes possui atualmente 357 salas espalhadas por todo o país. As instituições participantes do projeto estão distribuídas em quase todos estados e no Distrito Federal. Estão localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educação, institutos federais e universidades, mas também em conselhos gestores de Unidades de Conservação (UCs) e organizações não governamentais.

A região Sudeste possui o maior número de Salas Verdes no país, com o total de 129. Na região Sul são 88 Salas cadastradas e no Nordeste são 81 unidades. A região Centro-Oeste possui 34 Salas Verdes e a Região Norte 25 espaços. Para conhecer melhor onde se localizam as Salas Verdes, acesse a seção Salas Verdes no Brasil.

A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de Editais lançados pelo Departamento de Educação Ambiental. No momento, não há previsão de lançamento de um novo Edital mas a Instituição pode fazer o cadastro na seção Novas Salas Verdes para que seja informada quando houver uma nova chamada.

1.1. Concepção

O Projeto Sala Verde foi inicialmente concebido com foco considerável no caráter biblioteca verde que estes espaços poderiam assumir, e a partir do desenvolvimento e da evolução do Projeto passou-se a visualizar as Salas Verdes como espaços com múltiplas potencialidades, que além da disponibilização e democratização do acesso às informações, podem desenvolver atividades diversas de Educação Ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas.

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) parte da compreensão de que a Sala Verde deve cumprir um papel de dinamizadora de espaços/iniciativas já existentes, numa perspectiva articuladora e integradora. A Sala Verde pode e deve estabelecer parcerias locais e regionais, com autonomia e iniciativa própria, contando com a possibilidade de apoio institucional.

Cada Sala Verde é única, não há um padrão pré-definido ou um formato modelo para ela. Cada instituição deve configurá-la à sua maneira, levando em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando as potencialidades com as particularidades locais e regionais e, também deve buscar orientar as ações, através de um processo constante e continuado de construção, implementação, avaliação e revisão de seu Projeto Político Pedagógico.

Entendemos que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o que explicita os porquês da Sala Verde; os comos, o quando, o onde, o quanto, além de outras questões de cunho político e pedagógico.


1.2. Histórico

O Ministério do Meio Ambiente por meio do Centro de Informação e Documentação (CID Ambiental) passou a incentivar a implantação de Salas Verdes no ano 2000. Esta foi uma estratégia de encaminhar as demandas que estavam surgindo referentes a um apoio maior do Ministério do Meio Ambiente para além da mera distribuição de livros e materiais ambientais. No período anterior ao ano 2000, o que vinha ocorrendo é que todos os públicos que acessavam e visitavam as dependências do CID Ambiental solicitavam materiais, publicações e informações para que eles próprios pudessem levar a seus municípios, e por conta própria disponibilizá-los à população interessada no tema. Este processo, entendido como sendo o embrião do Projeto Sala Verde demonstrou-se num primeiro momento positivo, por avançar na direção na disseminação de informações e materiais produzidos e/ou disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente, mas num segundo momento deparou-se em algumas dificuldades:


- Falta de garantia de que aqueles materiais e informações estivessem sendo efetivamente disponibilizados à população do município/região em questão;

- Carência de informações complementares posteriormente à retirada do material por parte destes técnicos e gestores;

- A disponibilização de materiais ficava restrita a pessoas e instituições que acessavam diretamente ao CID Ambiental, requerendo no mínimo uma visita (presencial) a Brasília, característica esta que se tornava um fator excludente à maioria dos municípios e organizações, especialmente aqueles considerados menores;

- Criava-se uma relação muito mais entre CID/MMA e as pessoas que retiravam os materiais do que a nível inter-institucional;

- Carência de estratégias de monitoramento e avaliação da utilização destes materiais nos municípios envolvidos.

Embora com estas dificuldades, o Projeto Sala Verde avançou consideravelmente no estímulo a implantação de Salas Verdes pelo país, especialmente no período compreendido entre os anos de 2000 a 2004 (neste último até o primeiro semestre). Nesta fase o processo de implantação de Salas Verdes baseou-se no modelo de Atendimento a Demandas Espontâneas, seguindo a estratégia descrita acima, alcançando resultados satisfatórios.

A partir de 2004 o projeto passou a ser reformulado, sofrendo algumas alterações:

- sua coordenação passou a ser feita pelo Departamento de Educação Ambiental, junto ao qual ficou vinculado o CID Ambiental;

- todas as estratégias e linhas de ação do Projeto foram rediscutidas, em virtude dos problemas identificados e em função do novo ordenamento político, pessoal (técnico) e orçamentário.

A fase atual do Projeto Sala Verde foi implementada a partir do segundo semestre de 2004, através da realização de algumas ações:

- formulação e lançamento do Edital 01/2004, como um novo mecanismo de incentivo a implantação de Salas Verdes pelo país (Este Edital foi denominado como sendo Manual Orientador 01/2004 e passou a configurar-se como uma estratégia de indução de Salas Verdes, sendo lançada com periodicidade variável);

- mapeamento e diagnóstico de todas as Salas Verdes implantadas no período pré 2004;

- diálogo e estímulo ao estabelecimento de parcerias, como uma nova estratégia de implantação de Salas Verdes pelo país; dentre outras ações.

Nos anos de 2004 e 2005, os Manuais do Processo Seletivo mantiveram suas características estruturantes, mas foram orientados de acordo com as demandas, com a necessidade de integração com outras ações e projetos do DEA e do MMA. Outro aspecto que orientou a elaboração dos manuais foi a busca de equiparação da representatividade do projeto nas regiões, com vistas a priorizar as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Manual 01/2004) e estimular a presença da ação em todos os Estados do país (Manual 01/2005).

As metas de desenvolvimento da ação avançaram e culminaram na descentralização do processo de seleção com o lançamento do Manual do Processo Seletivo 01/2006. Foram instituídas 17 câmaras técnicas temporárias de análise que receberam propostas de seu Estado para análise e orientação do processo de seleção e de ajuste de propostas.

Atualmente, as Salas Verdes representam um potencial de capilaridade e de integração de políticas públicas,que pode ser representado pela pluralidade de suas propostas, pela diversidade do público atendido e pelos vários tipos de instituições que aportam Salas Verdes.
 


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