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PROJETO SALAS VERDES


                

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1. O PROJETO

O Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Sala Verde √© um espa√ßo definido, vinculado a uma institui√ß√£o p√ļblica ou privada, que poder√° se dedicar a projetos, a√ß√Ķes e programas educacionais voltados √† quest√£o ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participa√ß√£o dos diversos segmentos da sociedade na gest√£o ambiental, seguindo uma pauta de atua√ß√£o permeada por a√ß√Ķes educacionais, que caminhem em dire√ß√£o √† sustentabilidade.

O Projeto Salas Verdes possui atualmente 357 salas espalhadas por todo o pa√≠s. As institui√ß√Ķes participantes do projeto est√£o distribu√≠das em quase todos estados e no Distrito Federal. Est√£o localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educa√ß√£o, institutos federais e universidades, mas tamb√©m em conselhos gestores de Unidades de Conserva√ß√£o (UCs) e organiza√ß√Ķes n√£o governamentais.

A regi√£o Sudeste possui o maior n√ļmero de Salas Verdes no pa√≠s, com o total de 129. Na regi√£o Sul s√£o 88 Salas cadastradas e no Nordeste s√£o 81 unidades. A regi√£o Centro-Oeste possui 34 Salas Verdes e a Regi√£o Norte 25 espa√ßos. Para conhecer melhor onde se localizam as Salas Verdes, acesse a se√ß√£o Salas Verdes no Brasil.

A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de Editais lançados pelo Departamento de Educação Ambiental. No momento, não há previsão de lançamento de um novo Edital mas a Instituição pode fazer o cadastro na seção Novas Salas Verdes para que seja informada quando houver uma nova chamada.

1.1. Concepção

O Projeto Sala Verde foi inicialmente concebido com foco consider√°vel no car√°ter biblioteca verde que estes espa√ßos poderiam assumir, e a partir do desenvolvimento e da evolu√ß√£o do Projeto passou-se a visualizar as Salas Verdes como espa√ßos com m√ļltiplas potencialidades, que al√©m da disponibiliza√ß√£o e democratiza√ß√£o do acesso √†s informa√ß√Ķes, podem desenvolver atividades diversas de Educa√ß√£o Ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuni√Ķes, campanhas.

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) parte da compreensão de que a Sala Verde deve cumprir um papel de dinamizadora de espaços/iniciativas já existentes, numa perspectiva articuladora e integradora. A Sala Verde pode e deve estabelecer parcerias locais e regionais, com autonomia e iniciativa própria, contando com a possibilidade de apoio institucional.

Cada Sala Verde √© √ļnica, n√£o h√° um padr√£o pr√©-definido ou um formato modelo para ela. Cada institui√ß√£o deve configur√°-la √† sua maneira, levando em considera√ß√£o a identidade institucional e o p√ļblico com quem trabalha, dialogando as potencialidades com as particularidades locais e regionais e, tamb√©m deve buscar orientar as a√ß√Ķes, atrav√©s de um processo constante e continuado de constru√ß√£o, implementa√ß√£o, avalia√ß√£o e revis√£o de seu Projeto Pol√≠tico Pedag√≥gico.

Entendemos que o Projeto Pol√≠tico Pedag√≥gico (PPP) √© o que explicita os porqu√™s da Sala Verde; os comos, o quando, o onde, o quanto, al√©m de outras quest√Ķes de cunho pol√≠tico e pedag√≥gico.


1.2. Histórico

O Minist√©rio do Meio Ambiente por meio do Centro de Informa√ß√£o e Documenta√ß√£o (CID Ambiental) passou a incentivar a implanta√ß√£o de Salas Verdes no ano 2000. Esta foi uma estrat√©gia de encaminhar as demandas que estavam surgindo referentes a um apoio maior do Minist√©rio do Meio Ambiente para al√©m da mera distribui√ß√£o de livros e materiais ambientais. No per√≠odo anterior ao ano 2000, o que vinha ocorrendo √© que todos os p√ļblicos que acessavam e visitavam as depend√™ncias do CID Ambiental solicitavam materiais, publica√ß√Ķes e informa√ß√Ķes para que eles pr√≥prios pudessem levar a seus munic√≠pios, e por conta pr√≥pria disponibiliz√°-los √† popula√ß√£o interessada no tema. Este processo, entendido como sendo o embri√£o do Projeto Sala Verde demonstrou-se num primeiro momento positivo, por avan√ßar na dire√ß√£o na dissemina√ß√£o de informa√ß√Ķes e materiais produzidos e/ou disponibilizados pelo Minist√©rio do Meio Ambiente, mas num segundo momento deparou-se em algumas dificuldades:


- Falta de garantia de que aqueles materiais e informa√ß√Ķes estivessem sendo efetivamente disponibilizados √† popula√ß√£o do munic√≠pio/regi√£o em quest√£o;

- Car√™ncia de informa√ß√Ķes complementares posteriormente √† retirada do material por parte destes t√©cnicos e gestores;

- A disponibiliza√ß√£o de materiais ficava restrita a pessoas e institui√ß√Ķes que acessavam diretamente ao CID Ambiental, requerendo no m√≠nimo uma visita (presencial) a Bras√≠lia, caracter√≠stica esta que se tornava um fator excludente √† maioria dos munic√≠pios e organiza√ß√Ķes, especialmente aqueles considerados menores;

- Criava-se uma relação muito mais entre CID/MMA e as pessoas que retiravam os materiais do que a nível inter-institucional;

- Carência de estratégias de monitoramento e avaliação da utilização destes materiais nos municípios envolvidos.

Embora com estas dificuldades, o Projeto Sala Verde avan√ßou consideravelmente no est√≠mulo a implanta√ß√£o de Salas Verdes pelo pa√≠s, especialmente no per√≠odo compreendido entre os anos de 2000 a 2004 (neste √ļltimo at√© o primeiro semestre). Nesta fase o processo de implanta√ß√£o de Salas Verdes baseou-se no modelo de Atendimento a Demandas Espont√Ęneas, seguindo a estrat√©gia descrita acima, alcan√ßando resultados satisfat√≥rios.

A partir de 2004 o projeto passou a ser reformulado, sofrendo algumas altera√ß√Ķes:

- sua coordenação passou a ser feita pelo Departamento de Educação Ambiental, junto ao qual ficou vinculado o CID Ambiental;

- todas as estratégias e linhas de ação do Projeto foram rediscutidas, em virtude dos problemas identificados e em função do novo ordenamento político, pessoal (técnico) e orçamentário.

A fase atual do Projeto Sala Verde foi implementada a partir do segundo semestre de 2004, atrav√©s da realiza√ß√£o de algumas a√ß√Ķes:

- formulação e lançamento do Edital 01/2004, como um novo mecanismo de incentivo a implantação de Salas Verdes pelo país (Este Edital foi denominado como sendo Manual Orientador 01/2004 e passou a configurar-se como uma estratégia de indução de Salas Verdes, sendo lançada com periodicidade variável);

- mapeamento e diagnóstico de todas as Salas Verdes implantadas no período pré 2004;

- di√°logo e est√≠mulo ao estabelecimento de parcerias, como uma nova estrat√©gia de implanta√ß√£o de Salas Verdes pelo pa√≠s; dentre outras a√ß√Ķes.

Nos anos de 2004 e 2005, os Manuais do Processo Seletivo mantiveram suas caracter√≠sticas estruturantes, mas foram orientados de acordo com as demandas, com a necessidade de integra√ß√£o com outras a√ß√Ķes e projetos do DEA e do MMA. Outro aspecto que orientou a elabora√ß√£o dos manuais foi a busca de equipara√ß√£o da representatividade do projeto nas regi√Ķes, com vistas a priorizar as regi√Ķes Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Manual 01/2004) e estimular a presen√ßa da a√ß√£o em todos os Estados do pa√≠s (Manual 01/2005).

As metas de desenvolvimento da a√ß√£o avan√ßaram e culminaram na descentraliza√ß√£o do processo de sele√ß√£o com o lan√ßamento do Manual do Processo Seletivo 01/2006. Foram institu√≠das 17 c√Ęmaras t√©cnicas tempor√°rias de an√°lise que receberam propostas de seu Estado para an√°lise e orienta√ß√£o do processo de sele√ß√£o e de ajuste de propostas.

Atualmente, as Salas Verdes representam um potencial de capilaridade e de integra√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas,que pode ser representado pela pluralidade de suas propostas, pela diversidade do p√ļblico atendido e pelos v√°rios tipos de institui√ß√Ķes que aportam Salas Verdes.
 


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