Passaporte Verde

Passaporte Verde é uma campanha parte do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido no âmbito da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), coordenada pelo Governo Francês. Parte das ações do Plano de Implementação da Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Johannesburgo, a FTI-DTS, é uma iniciativa voluntária, da qual participaram inicialmente 20 países membros, dentre os quais o Brasil, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e de Turismo, e visa estimular mudanças globais em direção a padrões de produção e consumo sustentáveis.

A campanha também faz parte dos projetos da parceria global para o Turismo Sustentável, implantado no âmbito das Nações Unidas. Por meio do PNUMA, do Ministério da Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Planejamento do Território  da França e dos ministérios brasileiros do Turismo - MTur e do Meio Ambiente - MMA, o Projeto Férias Sustentáveis adotou como uma das ferramentas para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento do turismo sustentável a criação e implementação de uma campanha global de comunicação. Por tanto, no Brasil, os responsáveis pela ação são os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo.

No Brasil, o Passaporte Verde - Turismo Sustentável, tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infra-estrutura básica e turística, além das ações de educação ambiental, por parte do Ministério do Meio Ambiente. A ação também incentiva o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.

Mais informações:
www.passaporteverde.gov.br
Mais nesta categoria: « Turismo Sustentável