Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Clima

Martim Garcia/MMA
Lagoa Bonita, Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais

Mais carros nas ruas, maior consumo de energia e aumento da produção industrial. A atividade humana gerou um desequilíbrio que, segundo pesquisas científicas, pode elevar a temperatura média na Terra. Para combater e se adaptar a essas mudanças, o Brasil desenvolve uma série de ações a nível nacional.

A principal delas é a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), instituída pela Lei nº 12.187, de 2009. A partir da legislação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) executa medidas como os planos de mitigação e adaptação, a criação de inventários e o incentivo à pesquisa para que o país alcance as metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Na agenda climática, o MMA atua no combate ao desmatamento na Amazônia e em outros biomas e na eliminação de substâncias destruidoras da Camada de Ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas. Além disso, o MMA articula acordos com a comunidade internacional e apoia projetos desenvolvidos por outros órgãos, universidades e instituições privadas.  

Todos os anos, representantes de 193 países se reúnem na Conferência das Partes, a COP, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). As cúpulas definem medidas importantes como o Protocolo de Quioto, que estabelece metas de redução de gases de efeito estufa para diversos países. Esse Protocolo será substituído por um novo acordo que deve ser negociado em 2015 e começar a valer em 2020.

Fim do conteúdo da página