Reserva da Biosfera

Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturas. São reconhecidas pelo Programa "O Homem e a Biosfera (MAB)" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essas áreas devem ser locais de excelência para trabalhos de pesquisa científica, experimentação e demonstração de enfoques para conservação e desenvolvimento sustentável na escala regional.

Cada Reserva da Biosfera deve ser constituída por:

  • uma ou mais áreas-núcleo, destinadas à proteção integral da natureza;
  • uma ou mais zonas de amortecimento, onde só são admitidas atividades que não resultem em dano para as áreas-núcleo; e
  • uma ou mais zonas de transição, sem limites rígidos, onde o processo de ocupação e o manejo dos recursos naturais são planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentáveis.

As áreas núcleo podem ser integradas por UC já criadas.

A gestão de cada reserva da biosfera é feita por um Conselho Deliberativo, que tem como objetivos principais:

  • Aprovar a estrutura do sistema de gestão de sua reserva da biosfera e coordená-lo;
  • Elaborar planos de ação da reserva da biosfera, propondo prioridades, metodologias, cronogramas, parcerias e áreas temáticas de atuação; e
  • Reforçar a implantação da reserva da biosfera pela proposição de projetos pilotos em pontos estratégicos de sua área de domínio.

Por tratar-se de um modelo internacional promovido pela UNESCO, o Brasil deve seguir as recomendações e estratégias de ação definidas em reuniões do Programa "O Homem e a Biosfera" da UNESCO, para saber mais sobre essas estratégias, clique aqui.

Atualmente, o Brasil conta com sete Reservas da Biosfera que abrangem grandes Biomas: