Imprimir esta página

Como Obter Recursos - Conhecendo o FaçaProjeto

O Façaprojeto é um aplicativo desenvolvido pelo FNMA, que constitui um formulário eletrônico para auxiliar a elaboração e a apresentação de projetos, contemplando todos os itens necessários. A versão atual do aplicativo encontra-se disponível para download na primeira página do sítio eletrônico do FNMA.

Esse aplicativo está adaptado às exigências legais e é a partir das informações preenchidas no Façaprojeto que serão elaborados os convênios e os planos de trabalho que oficializam a parceria entre o FNMA e as instituições proponentes, caso o projeto seja aprovado.

O Façaprojeto está adaptado para ser utilizado na elaboração de projetos tanto para Demanda Espontânea quanto para Induzida. Para maiores informações relativas ao Façaprojeto, você deverá entrar no ícone Ajuda no menu principal.

1. Programa de Elaboração de Projetos

2. Sistema de Prestação de Contas para Convênios a partir de 2006

3. Sistema de Prestação de Contas para Convênios até 2005

>

Requisitos mínimos de hardware

Verifique se seu computador possui a configuração mínima necessária:

Processador 100MHz no mínimo
32 Mb de memória RAM
HD com 100Mb de espaço livre
Drive de disquete 1.44Mb
Monitor SVGA colorido com resolução de 800x600

Atenção: Verifique se a versão do FaçaProjeto que você está usando foi atualizada pelo FNMA. Consulte a primeira página do sítio eletrônico do FNMA.


Preenchendo o Façaprojeto

Para começar a preencher as informações de seu projeto, clique em Projeto e depois Novo. Ou diretamente no ícone Novo. Informar o título do projeto, após a confirmação serão habilitados a maior parte dos campos do formulário.

Para o sucesso do preenchimento dos campos é importante conhecer algumas ferramentas que valem para o aplicativo de modo geral:

  • Os campos são apresentados no formato de um fichário contendo os títulos dos tópicos do projeto. A cada tópico são abertas outras janelas de preenchimento, que podem ser vistas tanto do lado esquerdo da tela como na parte superior.
  • Há itens de preenchimento obrigatório e de preenchimento opcional, os obrigatórios apresentam um asterisco ao lado.
  • Há campos de texto livre que constituem espaços em branco nos quais é permitido inserir grande quantidade de informações, sendo inclusive possível der serem copiadas do Word (usando as teclas Ctrl C e Ctrl V). Figuras, tabelas e gráficos não podem ser incorporados ao texto, devendo ser anexados ao arquivo posteriormente. Os nomes dos arquivos deverão ser descritos no campo "Esclarecimentos", do Item "Identificação do Projeto".
  • A cada mudança de página são salvas as informações preenchidas na página anterior.
  • Há campos com uma lista fechada de opções de preenchimento ou com a possibilidade de inserir informações, para tanto se deve utilizar o botão "Incluir", localizado à direita da lista. As alterações efetuadas somente serão concretizadas após pressionar o botão de confirmação.
  • A partir de uma lista de dados é possível realizar as seguintes ações: Inserir informações em uma lista, Editar uma linha de uma lista ou Excluir uma linha.
  • Alguns itens do projeto somente são habilitados se outros forem preenchidos.
  • Na parte inferior da tela encontra-se a Mini-ajuda com orientações básicas sobre cada campo da área de entrada de dados, auxiliando o preenchimento do projeto.
  • Para abrir ou formatar um projeto já existente, selecione a opção ‘Abrir' no menu principal. Selecione o projeto que deseja abrir, dentre aqueles existentes na base de dados, e pressione o botão de confirmação.
  • Para sua segurança use a ferramenta "Gravar cópia de segurança", clique em "Utilitários" da tela principal, selecione a opção "Gravar cópia de segurança", escolha o projeto a ser gravado, a pasta e um nome para o arquivo.
  • Para utilizar o arquivo em outra máquina que já tenha o Façaprojeto na mesma versão instalado, grave uma cópia de segurança em um disco flexível (como descrito no item anterior) e abra na máquina desejada da seguinte forma: acesse o menu "Utilitários" da tela principal, selecione a opção "Restaurar cópia de segurança".Em seguida, selecione o projeto a ser restaurado, destino, que poderá ser um Novo Projeto ou uma Sobreposição de um Projeto Existente. Caso seja selecionada a opção de criar Novo Projeto será criado um novo número de projeto. Neste caso, observe que poderá ocorrer a existência de mais de uma versão deste projeto em sua máquina. Se a opção selecionada for Sobrescerver Projeto Existente será gerado, por precaução, um arquivo de back-up do projeto sobreposto. Este arquivo poderá ser recuperado a qualquer momento.
  • Para iniciar o preenchimento de um novo projeto selecione a opção "Novo" no menu principal, informe o "Título do Projeto", e clique no botão de confirmação.
  • Para excluir um projeto selecione a opção "Excluir" no menu principal. Selecione o projeto dentre aqueles existentes na base de dados, e pressione o botão de confirmação. Para concluir a operação confirme a exclusão solicitada. Um projeto excluído da base de dados do Façaprojeto não poderá ser recuperado.
  • Para imprimir os componentes do projeto selecione a opção ‘Imprimir' no menu principal. Ao solicitar a impressão uma tela de visualização é apresentada previamente, indicando a formatação final do documento a ser impresso. O Façaprojeto permite a impressão dos diversos componentes do projeto, bem como das páginas de forma separada. Após a visualização, o documento pode ser impresso a partir do botão específico na barra de ferramentas. Caso deseje a impressão colorida é necessário desabilitar na barra, o ícone "monocromático".
  • Para imprimir um projeto que não esteja aberto e sendo editado, selecione-o dentre aqueles existentes na base de dados e pressione o botão de confirmação. Após a seleção será apresentada uma tela para escolha dos componentes do projeto a serem impressos.
  • Para verificar pendências clique em Verificar pendências a cor verde indica que os itens foram adequadamente preenchidos e os que ainda precisam de informações complementares estarão em cor vermelha. A segunda janela "Detalhamento das Pendências" indica os campos obrigatórios dentro dos itens pendentes que não foram preenchidos.
  • Para maiores informações, acesse o Ajuda no menu principal.


Orientações para o preenchimento do planejamento do projeto e planejamento orçamentário

O planejamento do projeto contém campos abertos e fechados. Os campos fechados estão vinculados a outros campos. É o caso dos itens metas, atividades, riscos à execução e detalhamento orçamentário, bem como os respectivos sub-itens. Esses itens estão vinculados uns aos outros. O preenchimento da meta habilita o preenchimento dos demais itens.

O orçamento deverá ser estruturado por meta/atividade, refletindo um planejamento financeiro. Informar para cada meta/atividade os insumos necessários para sua realização (aba de acesso: Detalhamento Orçamentário).

Para cada item de despesa deverá ser informado: Natureza da Despesa (despesa corrente ou capital), Elemento de despesa, Denominação, Unidade de Medida, Valor Unitário e Quantidade.

Por exemplo, se o insumo em questão é 200 litros de gasolina, sendo que metade será solicitada ao FNMA e a outra metade será de contrapartida, deve-se informar:

Despesa Corrente
Elemento de despesa: material de consumo
Denominação: gasolina
Unidade de Medida: litros
Valor Unitário: R$ 2,50 (trata-se apenas de um exemplo, cada projeto deve calcular o valor de acordo com a sua realidade)
Quantidade: FNMA - 100 e Contrapartida Financeira - 100


Atenção: A quantidade está relacionada ao número de unidades descritas. Por exemplo, se o insumo refere-se a "gasolina", a unidade é descrita em litros Assim, a quantidade deve ser o número de "litros" solicitados ao FNMA ou oferecidos na forma de Contrapartida (no caso, financeira).


Atenção: Ao editar a unidade de medida de um insumo é necessário rever a quantidade anteriormente declarada para cada meta e atividade no item Detalhamento Orçamentário.


O item atividade contém um sub-item cronograma, sendo que tais informações estão relacionadas ao planejamento orçamentário, mais especificamente o Cronograma de Execução Financeira.

O Cronograma de Execução Financeira representa a cronologia de execução financeira da meta, segundo os diversos elementos de despesa e origem do recurso. Ou seja, descreve a forma como os recursos serão gastos. Sendo assim, devem ser lançados os recursos a serem gastos, mês a mês do projeto, por elemento de despesa, no cumprimento de cada meta.

Sugere-se, para o preenchimento deste campo, seguir as seguintes etapas:

  • Imprimir o relatório "Programação Orçamentária por Meta" para visualizar o conjunto de insumos, por elemento de despesa, relacionados àquela meta (Detalhamento Orçamentário) e assim facilitar o lançamento dos valores, mês a mês da execução da meta.
  • Selecionar uma meta do projeto.
  • Selecionar um atividade.
  • Selecionar um elemento de despesa. Aparece, então, o valor total planejado deste elemento de despesa para o projeto.
  • Informar (inseri) o valor a ser executado em cada mês, até que a soma do valor planejado seja igual a soma do valor total executado. Enquanto estas somas não coincidem, o valor a ser executado é mostrado em vermelho para facilitar o preenchimento. Para cada meta, os meses que possuem o campo na cor verde totalizam o período da execução física onde estará ocorrendo atividade.

Para visualizar as informações relativas ao planejamento orçamentário e a programação das metas e atividades, clique no ícone Imprimir. Imprimir um projeto e selecione os campos:
Programação da execução física
Programação orçamentária por meta
Consolidação da programação orçamentária

5. Orientações finais

Para finalizar o preenchimento dos campos, sugerimos:

  • clicar em Verificar pendências
  • visualizar impressão de todos os campos
  • imprimir
  • ler todo o projeto e verificar se a versão impressa coincide com a expectativa, e finalmente
  • Gerar CD para entrega ao FNMA

Não esqueça de verificar os documentos anexos que devem acompanhar o projeto. Todas as folhas do projeto enviado ao FNMA devem conter rubrica do coordenador do projeto.