Imprimir esta página

Sistema de Dessanilização

Imagem

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano.

O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, conseguem retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.

Os principais componentes do sistema de dessalinização são: poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório para água bruta (água do poço), abrigo de alvenaria, dessalinizador, reservatório para o permeado, chafariz para distribuição da água potável (água dessalinizada clorada), reservatório e tanque de contenção para o concentrado (água concentrada em sais), chafariz para distribuição da água bruta e do concentrado e bebedouro para os animais (cocho).

O abrigo é o local onde o dessalinizador se encontra instalado, o qual sempre deve ser mantido limpo e em bom estado de conservação. Próximo ao abrigo se encontra os reservatórios de água bruta, do permeado e do concentrado.

A água salobra do poço é bombeada para o reservatório de água bruta para em seguida ser bombeada para o dessalinizador passando antes por filtros que removem partículas maiores (areia, barro, argila, etc) que causam o entupimento das membranas. Este é o chamado Pré Tratamento Físico da água de alimentação do dessalinizador.

Este tratamento prévio é complementado com a adição de um produto que evita que os sais se depositem prejudicando as membranas e o tratamento da água salobra do poço. Este é o chamado Pré Tratamento Químico da água de alimentação do dessalinizador.

Depois de tratada, a água de alimentação é bombeada para os vasos de pressão com auxílio de uma bomba que gera uma pressão suficiente e necessária para que o processo de osmose inversa aconteça.

A água dessalinizada deve ser tratada com cloro para garantir que sua qualidade biológica seja mantida até a hora do consumo. Este é o chamado Pós Tratamento. Somente após a Cloração do Permeado é que teremos a Água Potável para consumo humano.

Sistema de Dessalinização do Programa Água Doce

Sistema de Dessalinizacao do Programa Agua Doce
Fonte: Felipe Braga, Coordenação do Programa Água Doce no Estado da Paraíba.

A distribuição da água potável para a comunidade é realizada próxima ao abrigo do dessalinizador através de um chafariz construído em alvenaria com revestimento em cerâmica, iluminação, portão, conjunto de torneiras para distribuição da água ou equipamento eletrônico instalado dentro do chafariz onde as pessoas da comunidade têm acesso à água através de fichas ou cartões magnéticos. O Programa Agua Doce prevê o acesso mínimo de 10 litros de água potável por pessoa/dia nas localidades atendidas.

De acordo com os costumes locais e a qualidade do concentrado produzido, parte desse efluente pode ser utilizado em bebedouros para animais ou para uso secundário doméstico. Em localidades que atendam aos requisitos técnicos estabelecidos pelo programa, esse concentrado pode ser utilizado no sistema produtivo integrado sustentável.